Minas Gerais – Na tarde de segunda-feira (29), equipe aeromédica do helicóptero Arcanjo do Corpo de Bombeiros Militar (Suporte Aéreo Avançado de Vida – SAAV) pousou em Pintópolis para realizar a transferência de um paciente de 50 anos que estava com suspeita de infarto agudo do miocárdio. Pela manhã, o homem havia sido socorrido pela Unidade de Suporte Básico do SAMU de Pintópolis com queixas de dor torácica.
A vítima foi encaminhada para a unidade de saúde do município, mas precisou ser transferida de helicóptero. O paciente foi levado para o Hospital Aroldo Tourinho, em Montes Claros.
Na manhã de quarta-feira (1º), uma adolescente de 13 anos teve cerca de 30% do corpo queimado em Pintópolis, no Noroeste de Minas. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima tentava reacender as chamas de um forno a lenha usando óleo diesel. O incidente ocorreu no distrito de Porteiras.
Familiares informaram aos bombeiros que ao jogar o óleo sobre a lenha as chamas atingiram a adolescente. Ela foi levada para a unidade de saúde da cidade pelos próprios familiares. Em seguida, foi transferida pelo helicóptero Arcanjo (SAAV) do Corpo de Bombeiros para a Santa Casa de Montes Claros.
De acordo com os bombeiros, a adolescente teve queimaduras nas mãos, cabeça, barriga e nas vias aéreas, o que provocou início de edema. A assessoria da Santa Casa informou, na manhã de quinta-feira (2), que o estado de saúde da paciente é estável.
Esse serviço é possível porque houve a organização da Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas, em 2008 e foi instalado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU Macro Norte, que passou a integrar os 86 municípios da Macrorregião Norte de Minas, beneficiando 1.577.491 pessoas. O Corpo de Bombeiros Militar faz parte do sistema.
O Complexo Regulador Macrorregional, inaugurado em dezembro de 2008, está localizado em Montes Claros, onde funcionam a Central de Regulação de Urgência e a Central de Regulação Assistencial. O serviço possui ainda, 36 bases descentralizadas, com 47 unidades móveis de atendimento, sendo 40 Unidades de Suporte Básico (USB) e 7 Unidades de Suporte Avançado (USA).
A gestão administrativa do SAMU Macro Norte é realizada pelo Consórcio Intermunicipal de saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (CISRUN) e é mantido pelos governos Federal, Estadual e Municipal.
Além de contar com equipes técnicas altamente qualificadas e de excelência no Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), o SAMU Macro Norte conta com equipamentos de ponta que podem trazer um diagnóstico rápido e eficaz. Dentre eles, está o ultrassom portátil que permite, por meio de imagens, a identificação de lesões e alterações estruturais, principalmente, em órgãos internos da vítima.
Os diagnósticos auxiliam na rápida intervenção médica durante o voo, o que facilita ao chegar no hospital já que a equipe terá um diagnóstico mais preciso da condição do paciente, o que pode reduzir o tempo para a execução de algum procedimento necessário como uma cirurgia, por exemplo.