Corpo de Bombeiros simula ação de salvamento em Rio Branco/AC

A população de Rio Branco foi surpreendida na manhã desta quarta-feira, 29, por um incêndio no prédio da Assembleia Legislativa. Rapidamente foram acionadas seis viaturas e cinquenta homens do Corpo de Bombeiros e do Centro Integrado de Operações Aéreas, além do helicóptero João Donato. A movimentação fazia parte de ação simulada de combate a incêndio e salvamento de vítimas realizado pelo Corpo de Bombeiros do Acre.

Durante toda esta semana estão sendo realizadas atividades relacionadas ao trabalho que é desenvolvido pelos bombeiros militares em comemoração ao Dia Nacional dos Bombeiros, 2 de julho. Além de atuar em salvamentos e no combate a incêndios, a corporação trabalha ainda na vistoria técnica, engenharia de segurança, defesa civil e outros. “Queremos mostrar para a população nossa capacidade técnica e operacional”, destacou o comandante do Corpo de Bombeiros, Flávio Ferreira Pires.

Pires disse ainda que a escolha do prédio da Aleac foi emblemática, já que em 1992 ocorreu um grande incêndio no local. “Agora estamos mais aparelhados, com mais capacidade técnica. Este é um motivo de alegria para corporação e de tranquilidade para a população. A ação requer um grau elevado de atenção e treinamento e demonstra a qualificação dos profissionais em executar o salvamento e o combate ao incêndio”, revelou.

A simulação foi realizada detalhadamente desde o momento da ligação, deslocamento das viaturas em alta velocidade até chegar ao local, identificação de pessoas envolvidas, combate ao incêndio e estabilização das vítimas para transporte. Foram utilizadas várias técnicas de salvamento. “Nossa ideia é preparar e aperfeiçoar de forma continua nossa corporação. Estamos preparados”, enfatizou o tenente-coronel Costa.

Para o secretário Adjunto de Segurança, Ermício Sena, a operação evidencia as transformações estruturais das forças de segurança no Estado, com a compra de instrumentos para realização de salvamentos e combate a incêndio, aparelhamento e o aperfeiçoamento contínuo dos profissionais.


Fonte Agência de Notícias do Acre, por Viviane Teixeira.

Foto: Val Fernandes.


3 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria aqui de registrar que tal simulado somente foi possivel graças a muitos que acreditam na aviação e não poupam esforços no sentido de fazer com que a mesma se desenvolva em todo o país.

    Agradeço a Deus por tudo o que tem permitido aqui no Acre. Obrigado a todos os tripulantes que participaram nas atividades, desde o briefing geral da operação, nos treinamentos, na operação, e no debriefing.

    Ao TC PM Mourett Coordenador do CIOPAER/MT, pela disposição sempre apresentada no sentido de disponibilizar recursos que tem possibilitado o treinamento e o aprimoramento da equipe do CIOPAER/AC.

    Meus sinceros agradecimentos tb ao Maj Outo e ao Sd Trolesi, membros do CIOPAER/MT, que tem desenvolvido um excelente trabalho pela FNSP nesse Estado.

    Não poderia deixar de dizer tb muito obrigado ao TC Gonçalves, TC Rammon e APC Farias Junior por terem acreditado nesse projeto.

  2. Parabéns ao Maj Cleyton e toda a equipe do CIOPAER/AC!! Esse é um exemplo de como uma unidade de AvSegPub pode prestar um serviço de qualidade à sociedade.
    Com doutrina, padronização, supervisão e muito treinamento, os resultados serão sempre positivos e, o mais importante, com segurança.

  3. Fico muito feliz por cada momento único do CIOPAER-AC com pouco tempo de existência, e já muito operacional, graças ao desempenho, compromisso de cada integrante daquela unidade os resultados só poderão ser sempre positivo, PARABÉNS A TODOS QUE ACREDITARAM E FAZEM PARTE DE UMA GRANDE FAMILIA DO CIOPAER-AC.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

vinte + 1 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários