- Anúncio -

Santa Catarina – Foi realizado na manhã deste domingo (15), o primeiro transplante duplo de coração e rim de Santa Catarina em uma mulher de 35 anos. Os helicópteros Arcanjos 01 e 03 do Corpo de Bombeiros colaboraram na ação.

A participação do Corpo de Bombeiros aconteceu com o transporte de linfonodos de Blumenau para o HEMOSC de Florianópolis, onde foi realizado o exame de compatibilidade.

O doador e o receptor estavam no Hospital Santa Isabel, em Blumenau, mas para poder realizar o transplante era preciso que os linfonodos passassem por esse exame em Florianópolis. Foi aí que a SC Transplantes solicitou o apoio do helicóptero Arcanjo 03.

Para otimizar o tempo, foi realizada a interceptação Arcanjo 03 pelo Arcanjo 01, na cidade de Governador Celso Ramos. Ao todo, foram 35 minutos de operação entre a coleta do material e a entrega ao destino.

Transplante duplo

O procedimento de transplante duplo é raro, pois um conjunto de fatores torna o procedimento raro de ser ocorrido. O primeiro é devido ao fato de o transplante de coração precisar ser realizado em um prazo máximo de quatro horas.

O segundo é coincidir doador e receptor em um mesmo hospital, como aconteceu em Blumenau. De acordo com a unidade de saúde, esse é o quinto coração transplantado e o 68º de rim em 2019.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários