- Anúncio -

Santa Catarina – Blumenau registrou uma série de incêndios de vegetação entre o domingo (09) e o fim da tarde desta segunda-feira (10). O Corpo de Bombeiros atuou com 15 bombeiros, drones, helicóptero e seis viaturas no local. Equipes de Gaspar e Timbó reforçavam o efetivo.

O drone foi utilizado como plataforma aérea de observação auxiliando as equipes em terra na identificação dos focos de incêndio, melhores acessos para viaturas, bem como proximidade com edificações, além de identificar possíveis mananciais para captação de água com helibalde e posterior combate às chamas pelo helicóptero Arcanjo 03 do Corpo de Bombeiros.

YouTube player

O incêndio foi contido por volta das 20h30, mas ainda restaram diversos pequenos focos que tinham potencial para reiniciar o incêndio. Por isso, a última equipe foi montada para fazer essa varredura em que foram eliminados mais de 10 focos. O último foco foi combatido às 00h15, mas a equipe continuou na busca por novos focos pela mata até encerrar a atividade.

O drone Hórus 11 do Corpo de Bombeiros realizou na terça-feira (11) sobrevoo na área atingida pelo incêndio e foi feito levantamento da área queimada: cerca de 25.092 m2. O total da área verde do Parque São Francisco de Assis e redondezas que poderia ser atingido no incêndio chega a aproximadamente 970.000 m2.  A atuação do CBMSC possibilitou a preservação de cerca de 97,5% da vegetação local.

YouTube player
- Anúncio -