Curso Básico de Busca e Salvamento da FAB integra forças

O Curso SAR 005, Básico em Busca e Salvamento, visa divulgar para as Entidades afins, cujas atividades se relacionam com a salvaguarda da vida humana, a temática do Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico Brasileiro (SISSAR) gerenciado pelo Comando da Aeronáutica.

SAR-005-SP-1.jpg

Apoiados pelo SRPV-SP e pelo Aeroclube de São Paulo, os militares da FAB especializados em coordenação SAR buscaram passar aos instruendos uma visão geral sobre o surgimento, o desenvolvimento e o atual modo de operação do SAR no Brasil e no Mundo.

Dentre as instruções ministradas destacamos as seguintes: Origem e Doutrina do SAR, Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico Brasileiro, Sistema de busca por satélites COSPAS-SARSAT, Manual Aeronáutico e Marítimo Internacional de Busca e Salvamento (IAMSAR), entre outras.

O Curso aconteceu no mês de setembro, teve duração de uma semana e contou com a participação de 47 alunos, sendo 14 do Exército Brasileiro, 17 da Força Aérea, 13 da Polícia Militar de São Paulo e 05 Civis. O Cap Av Marco Aurélio Celoni, Chefe do RCC-CW, foi o coordenador do curso, auxiliado pelo SO Serpa e 1º Sgt Reynald. O 1º Ten PM Rodrigo foi o primeiro colocado do curso e o Cap PM Brandão o segundo colocado.

Esse curso faz parte de um grande projeto, pois, em razão da Portaria nº 1162/GC3, de 19 de outubro de 2005, que reformula o Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico (SISSAR), a qual prevê celebração de acordos e convênios com órgãos não pertencentes à estrutura do COMAER, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) vem buscando essa implementação e, atualmente, trabalha na elaboração de acordos com a Aviação de Segurança Pública dos Estados.

Com o objetivo de divulgar tão importante curso, o site Piloto Policial disponibiliza a Apostila SAR 005 e a legislação aplicada:

Apostila SAR 005:

Legislação:

Confira as fotos do curso:

CÓDIGO DE HONRA

É MEU DEVER,COMO MEMBRO DO SERVIÇO DE BUSCA E SALVAMENTO, SOCORRER FERIDOS E SALVAR VIDAS.

ESTAREI PRONTO EM QUALQUER OCASIÃO PARA CUMPRIR COM ESSE DEVER, COLOCANDO-O ACIMA DE MEUS INTERESSES PESSOAIS E BEM ESTAR.

E O CUMPRIREI……PARA QUE OUTROS POSSAM VIVER!

8 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia, com licença.

    Parabéns! A todos que com inteligência, determinação, seriedade, criatividade, concluem mais um passo, para o preparo adequado de equipes com objetivo: Salvar vidas.
    Por favor, como faço que sonho, mais agora uma necessidade de me preparar mais para ir aonde for determinado, como voluntária, integrando a uma equipe e cumprir em conjunto uma missão aonde mais precisar. Pois vejo que poderia ir, com o salário que recebo do da Secretaria de Saúde, onde estou lotada – UDVE – Unidade Descentralizada Vigilância Saúde.
    Por favor, poderia haver exceção – abrir para participação em cursos com esta finalidade, ou teremos cursos voltados para comunidade, como eu; Técnica em Enfermagem, Bombeiro Comunitário, e alguns cursos através da Defesa Civil?

    Muito obrigada, posso aguardar retorno?

    Do livro: As Quatro Folhas:

    Quando menina Yan Tse
    , disse “Que são essas mãos para cima?”. O Mestre Zen disse: “São pássaros.”

  2. Assim como a Bernardete,tenho interesse em participar como civil de um curso dessa magnitude.
    Sou Bombeiro Comunitário,Civil de aeródromo.
    Gostaria de saber quando ocorrerá outro curso desses.
    Obrigado.

  3. Sou enfermeiro da Petrobras. Trabalho embarcado em plataforma de petróleo da Bacia do Espírito Santo. Gostaria de fazer esse curso. Quando será as próximas turmas.

  4. Bom dia. Participei do Curso SAR005 na semana passada no CAVEX, em Taubaté. Sugiro que todos que puderem façam o curso. Acredito que é excelente para todos envolvidos na atividade de Busca e Salvamento. Parabéns ao Cap Celoni (FAB) e equipe pelo curso, e meus agradecimentos ao Maj Henrique, cmt da BRPAe SJC pela oportunidade e apoio.

  5. Boa noite companheiros SAR. Sou oficial do CBMERJ. Tive a oportunidade de fazer este excelente curso em 2006, em turma coordenada pelo Cel Ferraz. Gostaria de saber aonde encontro o emblema do curso.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

cinco × 1 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários