Rio Grande do Sul – No dia 19 de abril, profissionais de saúde das áreas de transplantes e regulação hospitalar participaram do curso de capacitação de voo, em parceria com a UNIAIR, no aeroporto Salgado Filho.
A empresa é parceira da Secretaria Estadual da Saúde (SES), contratada para prestação de serviço, atuando junto à Divisão de Transplantes e à Divisão de Regulação Hospitalar. Em 2023 foram realizados 64 acionamentos com mais de 41 mil quilômetros percorridos.
Durante o curso, questões técnicas sobre o transporte aeromédico foram apresentadas, como capacitação da tripulação, manutenção das aeronaves, segurança e planejamento de voo, incluindo a análise sobre condições meteorológicas favoráveis. Na parte prática, os participantes foram convidados a voar de helicóptero em uma pequena rota sobre Porto Alegre para conhecer acomodações e as condições de voo.
Os serviços prestados pela UNIAIR à SES para transporte de pacientes graves é feito por aviões turboélices King Air, equipados com UTI adulta, pediátrica e neonatal. Têm capacidade para equipes de saúde e acompanhantes, além dos pilotos.
Ainda neste ano, a previsão é de que os transportes realizados pela UNIAIR para captação de órgãos passem a ser feitos também por helicópteros, uma vez que poderá ser inserido esse serviço no contrato com a SES, e por serem mais ágeis, com possibilidade de pouso ocasional em áreas não cadastradas.
A chefe da Divisão de Transplantes, Sandra Coccaro, afirmou que “essa qualificação é muito necessária para médicos e enfermeiros, além de mostrar a capacitação técnica e a expertise da empresa que presta serviços ao estado do Rio Grande do Sul”.