Malásia – No sábado (15), o Departamento de Bombeiros e Resgate da Malásia lançou seu primeiro serviço de ambulância aérea com helicóptero, chamado Serviços de Resgate Aeromédico de Emergência (EMARS – Emergency Medical Air Rescue Services). O serviço começará suas operações em 1º de maio e será o primeiro de seu tipo na Malásia.
O diretor-geral do Corpo de Bombeiros, Datuk Abdul Wahab Mat Yasin, disse que a EMARS é o melhor começo nos esforços para garantir a prestação de serviços para a sociedade. O EMARS será usado para transferir vítimas de hospital para hospital, evacuar vítimas de acidentes rodoviários, transportar órgãos e facilitar o acesso a serviços para residentes em áreas rurais, especialmente a comunidade Orang Asli, que é conhecida por ter dificuldade em usar rotas terrestres.
“Para a implementação do EMARS, o departamento uniu esforços com o Ministério da Saúde (MOH) e com o Departamento de Desenvolvimento de Orang Asli (JAKOA) e recebeu um bom apoio”, disse o diretor. Acrescentou ainda que, atualmente, o departamento possui uma frota de nove helicópteros (Mil Mi-17, AW 109E, AW 139 e AW 189) e um helicóptero AW 109E foi modificado e equipado com kit aeromédico para a implementação do EMARS.
O ministro do Desenvolvimento do Governo Local, Nga Kor Ming, disse que o EMARS poderá economizar cerca de RM 15 milhões por ano. “Atualmente, o Ministério da Saúde contrata serviços aéreos especializados privados. A cada ano, a despesa estimada é de aproximadamente RM 20 milhões. Mas agora com os serviços oferecidos pelo Corpo de Bombeiros, gastaremos apenas RM 5 milhões por ano“, complementou o ministro.
Por enquanto, segundo o ministro, apenas um helicóptero EMARS será implantado em toda a península e a expansão de sua área de cobertura dependerá da situação financeira do governo.