Rondônia – Pousou em Porto Velho no final da tarde desta quarta-feira (12) o Cessna 208B Grand Caravan EX G1000 (PR-PML) do Grupo de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (GOA/CBMRO).
O avião foi pilotado pelo Comandante Otávio, contratado pela FBR Aviation para o traslado e também foi o instrutor da aeronave durante o voo. Os pilotos que concorrem a escala de voo do GOA e realizaram o curso em simulador na Flight Safety Internacional foram: Cel BM Leal, Maj BM Sanchez, Cap BM Hugo, Cap BM Maia e o Cap BM Cordeiro.
A equipe de bombeiros realizou longo voo de traslado com o avião. Decolaram da fábrica da Cessna em Wichita/USA, passando por Montgomery, Fort Lauderdale, Providenciales, Saint Marteen, Grenada, Boa Vista, Manaus, até chegar em Porto Velho, RO.
O Grupo de Operações Aéreas (GOA) foi criado pela Lei Nº 2.699 em 28 de março de 2012 e atualmente possui uma frota composta por três aeronaves: um Beech 58 Baron (PT-LMU), um Cessna 210 (PT-DPH) e um helicóptero Helibras HB350B Esquilo (PT-HMW).
O novo Grand Caravan EX (PR-RLM) foi adquirido com recursos do Fundo Amazônia/BNDES e poderá transportar até 11 pessoas. Será empregado em missões de defesa civil, combate a incêndios florestais, operações de resgate e transporte aeromédico, além de transporte de órgãos para transplante.
A previsão de início das operações é na segunda quinzena de janeiro de 2019, após finalizar o processo de nacionalização da aeronave.
Confira as fotos do longo traslado realizado pela equipe do avião “Resgate 03” do Corpo de Bombeiros:
Para saber mais acesse: