Causas da desorientação espacial

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Desde 1954 desorientação espacial tem sido um fator significante dentro de 4 a 10% de todos maiores acidentes. Desorientação espacial ou “vertigem de piloto” é uma condição na qual aparece quando um piloto não pode determinar acuradamente a localização da superfície terrestre.

Todos pilotos são suscetíveis a ela e podem experimentar ilusões sensoriais enquanto voam à noite ou em certas condições meteorológicas adversas.

Estas ilusões podem conduzir a um conflito entre indicações de atitude real e o que o piloto “sente” da atitude no espaço que [ele ou ela] está.

Pilotos desorientados não podem estar a par de seu erro de orientação ao todo. Muitos se acidentam enquanto atarefadamente engajados em algumas tarefas que tomam sua atenção para muito longe dos instrumentos de vôo.

Outros percebem um conflito entre seus sentidos corporais e os instrumentos de vôo, mas acidentam-se porque eles não podem resolver o conflito.

É importante lembrar que ilusões sensoriais ocorrem independentemente de proficiência e experiência de piloto.

Um entendimento básico dos órgãos de equilíbrio, dos mecanismo fisiológicos de várias ilusões e as condições de vôo,  onde estas ilusões podem ser esperadas, podem ajudar o piloto bem-sucedido enfrentar desorientação espacial.

Fonte: Fred Mesquita / Arquivos Aeronáuticos

- Anúncio -

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns ao Piloto Policial mais uma vez,excelente materia, ainda mais que se trata de um assunto de suma importancia para nossas operações no dia a dia,para quando ao sermos surpriendidos, estaremos concientes que diante destas situações devemos confiar nos instrumentos.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários