DETRAN do Distrito Federal passa a usar drones na fiscalização de trânsito

- Anúncio -

Brasília – Nesta semana, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), através da Unidade de Operações Aéreas (UOPA), começou a utilizar drones para auxiliar nas fiscalizações nas vias urbanas.

Agente do Detran usando drone no DF (Foto: Detran/Divulgação)
Agente do Detran usando drone no DF (Foto: Detran/Divulgação)

Os dois equipamentos foram adquiridos por meio de doação da Receita Federal. O objetivo é ajudar no flagrante de motoristas que utilizam celular ao volante, bem como monitorar outras infrações, como desrespeito ao pedestre na faixa, e transitar e estacionar em locais proibidos.

O diretor-geral do Detran, Silvain Fonseca, disse que as máquinas legalmente já poderiam servir como instrumento direto para multar motoristas. No entanto, ele afirma que inicialmente a intenção principal é alertar os condutores sobre a novidade e ao mesmo tempo permitir ao órgão fazer os últimos testes.

“A qualquer momento, o Detran pode passar a usar as imagens para autuar”, declarou Fonseca. A instituição também informou que os flagrantes aéreos podem servir de apoio para um outro agente da equipe, que não seja o piloto, realizar a abordagem e notificar o infrator.

20/12/2017. Credito: Luis Nova/Esp.CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Detran-DF usará drones para auxiliar na fiscalização de motoristas. Eron Oliveira, agente do Detran.
Detran-DF usará drones para auxiliar na fiscalização de motoristas. Eron Oliveira, agente do Detran. Foto: Luis Nova/Esp.CB/D.A Press.

O serviço ficará à cargo da Unidade de Operação Aérea (UOPA), sendo que os agentes foram treinados e certificadas junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para operar os aparelhos. A unidade tem efetivo de aproximadamente 12 profissionais.

O Detran visa também realizar com os drones um levantamento das áreas críticas de estacionamentos em decorrência do alto fluxo de carros e, com isso, subsidiar futuras operações e possíveis soluções de engenharia de tráfego.

Agentes de trânsito foram treinados e certificadas junto à ANAC para operar os aparelhos
Agentes de trânsito foram treinados e certificadas junto à ANAC para operar os aparelhos

Fonte: G1 DF e Correio Brasiliense

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários

comentários