DFNSP e GRAer/AM realizam exames de proficiência de pilotos

Por meio do Convênio estabelecido entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP e o Governo do Estado do Amazonas, a Seção de Aviação Policial – SAP do Departamento da Força Nacional de Segurança Pública – DFNSP e o Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo da Polícia Militar do Amazonas – GRAER, realizaram no último sábado, dia 28 de janeiro de 2012, no Aeroclube de Manaus (Aeródromo de Flores), banca examinadora para concessão de Licenças e Habilitações Técnicas.

Por exigência legal da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, o Corpo Técnico de Pilotos Policiais dos Centros e Grupamentos Aéreos de Segurança Pública do País passa por exames de proficiência sempre que algum integrante solicita à Agência uma Licença (PP, PPH, PC, PCH, PLA e PLAH) e/ou uma Habilitação (Multi-motor, Tipo, IFR, INVA, INVH) e ainda, anualmente, para renovação das habilitações já concedidas.

A Seção de Aviação Policial – SAP/DFNSP, no intuito de dar celeridade aos processos junto à ANAC, conta hoje com um Examinador Credenciado ANAC/DFNSP, o Agente Especial de Polícia Civil do Distrito Federal Antônio Fernandes de Farias Júnior, que também desempenha a função de Comandante de Helicóptero Policial e Instrutor de voo de helicópteros que após solicitado pelos Estados conveniados e devidamente autorizado pela Secretária Nacional de Segurança Pública, realiza os exames de proficiência técnica para concessão/revalidação de Licenças e Habilitações, conhecidos no jargão aeronáutico como “checks e rechecks”.

 O corpo técnico de Pilotos do Grupamento Aéreo da Polícia Militar do Amazonas é composto hoje por seis Oficiais da Polícia Militar no posto de Capitão, sendo integrado também por um Major do Corpo de Bombeiro Militar do Amazonas e dois Delegados da Policia Civil do Amazonas.

Na oportunidade foram submetidos e APROVADOS em exames de proficiência os Oficiais Maj QOBM CARLOS ALBERTO FREITAS TUPINAMBÁ – Revalidação de habilitação de TIPO; Cap QOPM THIAGO BALBI DE SOUZA LIMA – Concessão da habilitação de INVH; Cap QOPM MARCELO CAVALCANTE DOS SANTOS – Concessão da habilitação de INVH; Del ARTHUR JOSÉ LYRA DOS SANTOS – Concessão de habilitação de TIPO e Del SINVAL BARROSO DE SOUSA – Concessão de habilitação de TIPO.

Na ocasião o Sr. Secretário Adjunto de Segurança Pública e de Defesa Socil do Estado do Rio Grande do Norte solicitou ao Sr. Comandante Geral da Polícia Militar do Amazonas, para que o Agente de 1ª Classe da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, HILDEBRANDO ALVES DE LIMA JÚNIOR, Piloto integrante do Centro Integrado de Operações Aéreas – CeIOpAer/RN, fosse submetido ao exame inicial para concessão da Licença de Piloto Comercial de Helicóptero.

O exame também foi realizado pelo AEPCDF FN Cmte Júnior, que após o término do “Check”  considerou o Piloto APROVADO, tornando-se o primeiro detentor da Licença de PCH na história da Segurança Pública do Estado Potiguar.

Fonte: GRAer/AM

10 COMENTÁRIOS

  1. A HISTÓRIA É FEITA DE MOMENTOS MARCANTES COMO O QUE ACABAMOS DE LER.
    HOMENS SIMPLES, HUMILDES E DETERMINADOS, BUSCANDO INSCESSANTEMENTE SE APERFEIÇOAR PARA MELHORAR A QUALIDADE DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO A SOCIEDADE.
    PARABÉNS AOS APROVADOS, E PRINCIPALMENTE AO CMT FARIAS JÚNIOR (CMT JUNINHO) POR DISPOR DE SEU TEMPO E CONHECIMENTO EM PROL DO BEM DOS CÓ-IRMÃOS.
    QUE DEUS CONTINUE ILUMINANDO A TODOS.
    CAP PMPE ROMILDO – ASP92.

  2. Muito gratificante saber que meus ex-alunos do Estado do Amazonas já atingiram tão elevado grau de proficiência tecnica!

    Lembro-me que, em meados de 2009 quando nos do GAM-PMERJ chegamos a Manaus para ministrar o curso teórico de PPH, a rapaziada amazonense sequer sabia o que significava “PP”, “PC” ou “INVH”… hoje tenho a grata satisfação de ler aqui no Piloto Policial que meus amigos da PM, PC e BM além de ja serem PCH, checaram INVH!!!

    Graças ao imprescindível apoio da Forca Nacional, que desde a chegada dos AS-50 atua no Amazonas atraves de Tripulacao Tecnica (Comandantes de helicoptero, Mecanicos e Tripulantes), hoje o GRAER-AM já esta inserido no cenário da aviação policial nacional e com um bom histórico de ocorrências realizadas!

    Parabéns a todos os Comandantes da FN que já passaram pelo Amazonas e ajudaram na formação profissional da equipe do GRAER: certamente nossos amigos amazonenses não se esquecerão jamais de todo esse apoio, assim como sabemos que eles nunca se esqueceram de nos aqui do GAM-PMERJ.

    Bons voos a todos do GRAER-AM e não se esqueçam de me convidar para comermos um tambaqui na brasa quando da próxima grande solenidade do Grupamento! Estarei presente se Deus quiser!!

    Abraços a todos!

    Cmte Rodrigo Duton – MAJ PMERJ
    Grupamento Aereo e Marítimo (GAM)

  3. Rompe no horizonte, dia após dia, uma nova Aviação de Estado, formada por profissionais cada vez mais qualificados e preparados para desempenhar a nobre missão de “VOAR PARA SERVIR” (lema do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da PMESP).
    Num passado, nem tão distante assim, nossos primeiros pilotos foram beber na fonte (Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira), passados os anos, assistimos e participamos da inserção de um número expressivo de qualificados novos companheiros e, o que é melhor, formando e “qualificando” os novos membros dessa empolgante atividade de segurança pública (leia-se nesta expressão: Policial / de Bombeiros / de Defesa Civil e também pouco importando se de Polícia Militar, de Bombeiros Militares, de Polícia Civil, de Trânsito, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Federal).
    Estamos escrevendo um: NÓS PODEMOS! em letras maiúsculas.
    O que nos importa é que estamos ocupando um espaço, que até poucos anos, ninguém atuava e hoje podemos até questionar: como vivíamos sem os Águias, os Phenix,os Pégasus, os Carcarás, o Bombeiros 01, Os Força Nacional, Os Falcões, Os Gaviões, os Guardiões e tantos outros que guardam cada um dos cantos do Brasil.
    Os aviadores de Segurança Pública não são melhores nem piores, são diferentes e, na complementaridade destas diferenças, estão escrevendo uma nova história da Aviação de Estado no Brasil.
    Aos novos pilotos nossos mais sinceros cumprimentos, aos velhos Comandantes (Pilotos, Instrutores, Examinadores) o nosso respeito, a nossa confiança.
    PARABÉNS A TODOS.
    Maj PM HERVEM Hudson Bozello – ÁGUIA EM SÃO PAULO

  4. Estimado Hildebrando,
    Gostaria de parabenizá-lo pela importante conquista. Relembro as nossas conversas e discussões a respeito da Aviação de Asas Rotativas e o seu enorme esforço para a manter sempre a proa. Desejo enorme sucesso e realizações nas missões pelo maravilhoso Estado do Rio Grande do Norte. Ressalto o empenho dos demais companheiros congratulando-os pelas marcas alcançadas!
    Bons voos e mais uma vez parabéns!
    Forte Abraço
    Rodrigo – Cap Av – Pelicano 292
    “Para que outros possam viver!”

  5. Parabenizo os colegas do GRAER/AM pela conquista.
    Um abraço, em especial, ao Comandante da unidade e ao Cap Cavalcante – os quais tive a oportunidade de conhecer na Edra – e ao Cmte Juninho (PCDF), companheiro de longa data nas operações do IBAMA pela amazônia.
    Flabeano Castro
    IBAMA

  6. PARABENIZO O GRAER-AM E A AVIAÇÃO DO DFNSP PELA INICIATIVA EM CAPACITAR E HABILITAR SUA TRIPULAÇÃO. O CAMINHO É ESTE, O NORTE FOI DADO,BASTA-NOS SEGUIR.

    APROVEITO A OPORTUNIDADE E CONGRATULO O AMIGO-IRMÃO AGENTE HILDEBRANDO PELA CONQUISTA.
    HOMEM PERSISTENTE E DETERMINADO. SOU TESTEMUNHA DA SUA HISTÓRIA NA LUTA EM BUSCA DE SEUS OBJETIVOS. SUA FELICIDADE TAMBÉM É NOSSA NOBRE AMIGO.

    EM TEMPO, NÃO PODERIA DEIXAR DE AGRADECER AO MESTRE AGENTE FARIAS JUNIOR PELOS ENSINAMENTOS ORA REPASSADOS, BEM COMO PELO EXCELENTE SERVIÇO PRESTADO À AVIAÇÃO DE SEGURNAÇA PÚBLICA.

    A TODOS OS MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS E BONS VÔOS.

  7. Senhores,inicialmente gostaria de parabenizar todos os integrantes do GRAER (Pilotos, equipe da Manutenção, Tripulantes, apoio Administrativo), por mais uma missão cumprida e em especial os nossos Cmt de Aeronaves Maj PM Outo e Ag. Farias Junior e ainda ao meu Subcmt Cap PM Thiago, que vem respondendo pelo Comando em minha substituição temporária, desde o dia 23 jan 12, se Deus quiser até o meu retorno em Abril 12, por conta da participação no Curso teórico de PPH aqui na Edra Aeronáutica, lembro-me a 01 ano e 06 meses atras quando assumi o Cmdo do GRAER, fiz um balanço das metas e conquistas alcançadas no meio de tantas dificuldades quer seja Pessoal, financeira e material, mais agradeço a Deus a todo o instante de minha vida, ao Comando da PMAM e aos amigos que acreditaram no nosso potencial em especial ao TC PM Gonçalves- Cmt do BAVOP/PMDF,na época Presidente do CONAV, aos CEL Severo e Láercio – ambos Ex- Cmt do GRPAEe/PMSP e CORPAER/PMMG, ao TC PM Gambaroni – Atual Cmt GRPAe, ao TC Mauro Tadeu, majores Henrique e Portela, Cap Pimenta, aos Sgt Souza Lopes e Anderson; Tripulantes ST Gledson, Sd Carla e Ag. Edson, a todos ex-integrantes do CONAV e como não poderia esquecer aos Cmt 7 COMAR, CINDACTA IV, SERIPA VII, 4 BAVEX, HU-3 e a minha Família.

  8. Bom Bom….
    Fico feliz de ver o crescimento profissional destes Oficiais do GRAer AM, e o engrandecimento da Unidade Aerea, tenho certeza que vcs ainda vão ter muitas conquistas neste caminho da aviação pela competencia que todos tem, e claro pela base que tiveram(olha o didi)…
    Um grande abraço, e estamos a disposição.

  9. Parabéns aos novos Comandantes! Que Deus possa abençoá-los nos céus de nosso Estado vizinho, bem servindo à sociedade amazonense e cumprindo fielmente sua missão! Grande abraço

    BRUNO RANCONI BEZERRA – 1° Ten PM
    Núcleo de Aviação – SESDEC/RO

  10. Caro Hildebrando,

    Parabéns por essa enorme e importantíssima conquista!!Que você tenha muito sucesso e continue sempre com essa força de vontade para alcançar os seus objetivos, como você fez dessa vez.
    Ainda mais por ser o pioneiro ai nesse agradável estado do RN, continue sempre se aperfeiçoando e passando os conhecimentos para os demais companheiros de labuta.
    A arte de ensinar e aperfeiçoar é muito nobre e tem que ser cultivada sempre!!!
    Aproveito para parabenizar a todos os seus companheiros também pela conquista.
    Grande abraço e pode contar sempre com os amigos da FAB.
    Santarém – CAP AV – Grupo de Transporte Especial

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

18 − 15 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários