Do céu, Arcanjo garante socorro

Santa Catarina – Em um mês de operação, 70 ocorrências atendidas em 48 horas de voo. O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina fez um balanço positivo dos primeiros 30 dias de uso do helicóptero Arcanjo-01, Esquilo AS350B.

Helicóptero ARCANJO 01 do GOA-CBMSC. Foto: Sd BM Avelino

E ssa é a primeira vez que a corporação aluga uma aeronave e o investimento foi de R$ 480 mil para 120 horas de voo. Das 70 ocorrências atendidas, a maioria foi de acidentes de trânsito. Em segundo lugar, ficaram atendimentos a fraturas e traumas e, em terceiro, afogamentos.

O Subcomandante do Corpo de Bombeiros, Coronel José Cordeiro Neto, disse que um dos motivos para alugar o helicóptero foi a Operação Veraneio.

Neto destacou que o helicóptero funciona como UTI móvel e o trabalho realizado, em parceria com o Samu, é pioneiro no Estado. Ele ressaltou também que a vantagem de usar a aeronave é não enfrentar congestionamentos de trânsito.

Ontem, os bombeiros realizaram treinamento de combate a incêndio com o helicóptero. Nesses casos, a aeronave transporta cerca de 500 litros de água para áreas de difícil acesso.

Segundo o Subcomandante Cordeiro Neto, os bombeiros estão tentando prorrogar as horas de aluguel do Arcanjo-01. Há também dois projetos em tramitação em Brasília para compra de aeronaves. Além disso, os bombeiros aguardam a doação de um avião pela Justiça Federal.


Fonte: Diário Catarinense, por Mayara Rinaldi


3 COMENTÁRIOS

  1. Tenho acompanhado de perto a luta e o esforço dos tripulantes do Arcanjo 01, espero que um dia muito próximo, possa o CBMSC alcançar o sonho de consolidação do Batalhão de Operações Aéreas.

    Bons voos.

    TC BM Rogério

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

dez − 3 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários