EC145 do Maranhão já é utilizado em grandes operações

O primeiro EC145 configurado para o mercado governamental entrou em operação no mês de dezembro de 2010, no estado do Maranhão. E logo em seguida foi requisitado para uma grande missão: auxiliar no resgate das vítimas dos deslizamentos de terra na região serrana do Rio de Janeiro.

Conseguindo deslocar-se desde sua base, em São Luís, até o local de operações em pouco mais de 24 horas, este modelo biturbina comprovou sua excelente performance em voo – um dos elementos que contribuíram para que fosse o escolhido na concorrência realizada pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão.

GTA – Grupo Tático Aéreo

A aquisição do EC145 pelo Governo do Maranhão foi baseada na necessidade de atendimento das ocorrências em longas distâncias e pela falta de infraestrutura adequada em grande parte do Estado, as quais exigiam uma aeronave que oferecesse, ao mesmo tempo, facilidade de operação, autonomia, velocidade e capacidade de realizar múltiplas funções, como o transporte de tropas, transporte aeromédico e apoio a outras missões policiais.

No Rio de Janeiro, o EC145 foi utilizado no transporte de feridos e, principalmente, para levar víveres e outros produtos para os desabrigados. O grande espaço interno de sua cabine, sem divisões, e a capacidade de pousar em terrenos exíguos localizados em elevadas altitudes, fizeram com que a aeronave se destacasse durante a missão.

De acordo com Julien Negrel, diretor Comercial da Helibras, “o interesse das forças de segurança por aeronaves do segmento do EC145 tem aumentado bastante, justamente pelas grandes distâncias que precisam ser cobertas no atendimento de certas missões, uma forte característica de um país de dimensões continentais como é o Brasil”.


Fonte: Helibras, via Convergência Comunicação Estratégica.


5 COMENTÁRIOS

  1. O GTA DO MARANHÃO ESTÁ SE TORNANDO UM ÍCONE DE OUSADIA E PROFISSIONALISMO PARA A AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE DEFESA CIVIL NO BRASIL.
    AQUI DE PERNAMBUCO, EU QUE AINDA ESTOU FORA DO CONTEXTO LOCAL DA AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE DEFESA CIVIL, MAS QUE ACOMPANHO DE PERTO AS PUBLICAÇÕES DESTE SITE, EXPRESSO GRANDE ADMIRAÇÃO PELOS CÓ-IRMÃOS DO GTA DO MARANHÃO, MOMENTO EM QUE APROVEITO O ESPAÇO PARA AGRADECER O APOIO DADO AO MAIA, CÂMARA JR E GUILHERME.
    ESPERO NUM FUTURO BEM PRÓXIMO, DESFRUTAR DE HOSPITALIDADE.
    PARABÉNS PELO ARROJO NA VISÃO DE FUTURO.
    QUE DEUS CONTINUE A ABENÇOAR VOSSOS VOOS.
    CAP PMPE ROMILDO – ASP92.

  2. Sinto-me particularmente HONRADO em ter participado do acionamento do EC 145 do GTA em Janeiro desse ano.

    Na época eu estava servindo na AEAP da Forca Nacional/SENASP e, com a aquiescência dos meus superiores (TC Goncalves e TC Rammon) intermediei o acionamento do GTA para apoio a tragédia ocorrida na região serrana do meu Estado.

    Fui muito bem atendido pelo Coordenador do GTA, o Cmte Caco, bem como pelo Secrecrario de Seguranca. Dr. Aluizio.

    Os amigos do GTA nao pouparam tempo nem esforços para imediatamente entrarem em Operacao no RJ. Devido a distancia continental que separa o Maranhão do RJ, foi necessário realizar o pernoite da tripulação em Brasilia (DF), oportunidade que tive para conhecer pessoalmente os bravos guerreiros do GTA.

    Pelo alto grau de profissionalismo que demonstraram, bem como pela simplicidade e humildade dos integrantes da tripulação, passei a ser fã desse grupo que tem ganhado merecido destaque no cenário da Aviacao de Seguranca Publica nacional!!

    Muito obrigado pelo apoio que vcs do GTA deram ao meu Estado e, em particular, por serem profissionais tão competentes e compromissados!

    Forte abraço aos amigos do GTA! Que o sucesso esteja sempre ao lado de vocês!!

    Cmte Rodrigo Duton – MAJ PMERJ
    Grupamento Aereo e Marítimo (GAM)

  3. cmte RODRIGO DUTON
    sinto-me tambem HONRADO em ter buscado conhecimentos de grande valor neese solo sagrado que é o GAM, onde participei do terceiro COMPE 2007, parabéns a todos.
    TUBARÃO.30

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

2 × 5 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários