- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Mato Grosso – Em 11 meses, o Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) atuou em 626 ocorrências de naturezas diversas. Nesse período, 31 pacientes foram atendidos pelo transporte aeromédico, que, segundo o Governo, propiciou uma economia de R$ 3 milhões aos cofres do Estado, já que 100% dos transportes de pacientes eram feitos por empresas privadas.

No período, foram contabilizadas 108 horas de voo e 30 mil quilômetros percorridos com possibilidade de atendimento aos 141 municípios de Mato Grosso. A UTI Aérea que começou a operar em março passado é um avião modelo Chayenne II XL, com capacidade para dois tripulantes, seis passageiros e autonomia de seis horas e 30 minutos de voo.

Atualmente, o CIOPAER conta com seis aeronaves de asas fixas e três helicópteros. Ao todo, 90 servidores fazem parte do efetivo da Unidade Aérea Pública. Além da sede, que fica no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, o CIOPAER tem uma base descentralizada no município de Sorriso (398 km ao Norte de Cuiabá).

A unidade aérea atua em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar e com as Secretarias da Saúde e do Meio Ambiente.

“O ano de 2020 foi desafiador e, ao mesmo tempo, com a execução de muito trabalho. Desafiador, porque fomos pegos de surpresa por uma pandemia que alterou toda dinâmica administrativa, em que tivemos que nos adaptar ao teletrabalho e revezamento, com vistas a diminuição do contato social. Operacionalmente, tivemos que cancelar algumas atividades pré-agendadas, mas mantivemos nossa atuação junto as instituições de segurança pública”, enfatizou o coordenador do CIOPAER em exercício, tenente-coronel PM Robson Fernando Martins Antonietti.

Do total de ações com emprego das aeronaves, 430 foram em ações policiais (patrulhamento e operações), 69 foram em apoio a outros órgãos, 64 em ações do Corpo de Bombeiros Militar, principalmente no combate às queimadas, dentre outras. “Nosso trabalho foi efetivo. Foram mais de 1.317 horas voadas com nossos helicópteros e aviões, o que dá uma média de aproximadamente quatro horas de voo por dia”, destacou.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários