- Anúncio -

Sergipe – Há 14 anos o Grupamento Tático Aéreo (GTA) tem sido destaque pela resposta rápida e eficiente em situações de emergência e contribuição para redução da criminalidade no estado. A Unidade Aérea Pública executa missões de policiamento ostensivo, defesa civil, resgate, salvamento, combate a incêndios, transporte aeromédico e ações de enfrentamento à criminalidade.

O grupamento conta com um helicóptero Airbus AS350B3 (Esquilo). O efetivo é composto por 30 servidores, oriundos da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. “É uma unidade 100% integrada, que já tem uma história com mais de 3 mil horas de voo, sem incidentes, e com mais de 150 operações reais e exitosas. Foram mais de 100 vidas salvas, e isso é muito gratificante”, disse o Coronel Fernando Góes, comandante do GTA.

O GTA desempenha um papel crucial no resgate e transporte aeromédico de vítimas em situações de emergência, apoiando os serviços de saúde / Foto: Igor Matias

A unidade também desempenha um papel importante no resgate e transporte aeromédico. Essa ação é possível graças a um parceria formalizada em 2023, por meio de termo de cooperação entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

Com a parceria, um médico e um enfermeiro do SAMU 192 Sergipe integram a equipe de voo. “Em pouco mais de quatro meses, nós já contabilizamos mais de 58 ocorrências. É uma ocorrência praticamente diária. Treinamos os médicos e enfermeiros para que estivessem aptos para fazer o serviço aeromédico”, comentou o comandante do GTA.

Outra frente importante de atuação do GTA é o patrulhamento aéreo, realizado em parceria com as forças de segurança do estado. Essa modalidade permite a cobertura de grandes áreas e fiscalização de locais de difícil acesso, contribuindo para a prevenção e repressão de atividades criminosas.

- Anúncio -