- Anúncio -

Minas Gerais – Na tarde de terça feira (08), o Comando de Aviação do Estado (Comave) da PM realizou o transporte de órgãos vitais para 4 pessoas que aguardam na fila para transplante. Dentre eles um coração que foi trazido de Pouso Alegre para Belo Horizonte. Também foi realizado o transporte aeromédico de um paciente grave de Araçuaí para Diamantina.

Em ação integrada avião King Air C90, Pégasus 16, da Polícia Militar foi usado para socorrer paciente em Araçuaí, MG. Foto: Comave PMMG.

Um grande esquema de transporte aéreo foi organizado. Um homem de Araçuaí que precisava de atendimento médico especializado foi transportado para Diamantina no avião King Air C90, Pégasus 16, da Polícia Militar.

A remoção foi solicitada pela Secretaria de Estado da Saúde que atua em parceria com a Polícia Militar. O transporte aeromédico foi realizado pelo SAMU de Diamantina que deslocou médicos e enfermeiros para realizar o atendimento a bordo da aeronave.

Também na tarde de terça, uma equipe do MG Transplantes decolou de Belo Horizonte com destino a Pouso Alegre para coletar coração, córneas, fígado e rins que atenderam 4 pessoas que aguardavam na fila de transplantes de órgãos vitais.

A equipe médica foi transportada na aeronave Sêneca da Secretaria de Agricultura e tripulada por pilotos da Polícia Militar. Após o pouso em Belo Horizonte os órgãos foram transportados no helicóptero da PM até o hospital João XXIII.

O novo modelo de emprego das aeronaves implantado pelo Comando de Aviação do Estado (Comave) da PMMG permite utilizar a rapidez dos aviões e a versatilidade dos helicópteros. As aeronaves da PM, da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAD), da Secretaria de Agricultura, são operadas pelo Comave para o transporte de tropa, enfermos, órgãos vitais, medicamentos, insumos de Defesa Civil, levando ajuda rapidamente aos que necessitam.

Em ação integrada avião Sêneca foi usado para captar órgãos em Pouso Alegre, MG. Foto: Comave PMMG.
- Anúncio -