Distrito Federal – O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) realizou na manhã de quinta-feira (22), uma operação de apoio ao Instituto do Coração de Brasília (INCOR).
O helicóptero Resgate 03 decolou às 6h40 da Base Resgate, sede do Grupamento de Aviação Operacional (GAVOP), com destino a Base Aérea de Brasília. A tripulação do helicóptero recebeu a missão de aguardar um coração, doado por um paciente de 24 anos, oriundo da cidade de Joinville, Santa Catarina e transportá-lo ao INCOR.
As 7h35, a aeronave da FAB pousou e em seguida o CBMDF completou a missão. Uma mulher de 44 anos recebeu o órgão ainda durante a manhã. A cirurgia foi considerada um sucesso e ela passa bem.
Em nota, o CBMDF comemorou o sucesso da operação e afirmou que o encadeamento das ações de cada instituição é fundamental para o sucesso do transplante. “O CBMDF se orgulha de fazer parte dessa corrente em prol de algo tão nobre”, celebrou.
Em 2019, o ICDF realizou 23 transplantes cardíacos, contando com o realizado na manhã de hoje. O instituto é referência em alta complexidade cardiovascular e transplantes na região Centro- Oeste, sendo o único a realizar transplante cardíaco no Distrito Federal.