- Anúncio -

Santa Catarina – No domingo (04), o Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico (SARA) foi acionado para três atendimentos. A bordo do helicóptero do Serviço Aeropolicial de Fronteira (SAERFRON) realizaram a remoção aeromédica de uma mulher de 62 anos de Chapecó para Xanxerê e o resgate de um homem 38 anos, vítima de queda em cachoeira. O terceiro atendimento foi uma tentativa de suicídio.

No primeiro atendimento, uma mulher vítima de infarto agudo do miocárdio precisava ser transferida para o Hospital Regional São Paulo, em Xanxerê. Segundo o médico do SARA, Robson Souza, ela estava internada no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, onde recebeu atendimento inicial com administração de trombolítico. A paciente apresentou instabilidade hemodinâmica com choque cardiogênico e necessitava de imediata remoção, realizada no helicóptero do SAERFRON.

No final da tarde a equipe foi novamente acionada para apoiar o Corpo de Bombeiros e o SAMU no resgate de vítima de queda em cachoeira na cidade de Maravilha. Um homem de 38 anos, após mergulho em cachoeira, apresentava déficit motor e sensitivo com suspeita de lesão medular. Após imobilização e estabilização, o paciente foi levado de helicóptero para o Hospital Regional de Chapecó.

A equipe do SARA conta hoje com seis médicos e quatro enfermeiros. Nos meses de julho a setembro as equipes socorrem 63 pessoas em 94 missões. Segundo o coordenador do SARA de Chapecó, o médico Alexsandro Rosa, “nos últimos 15 dias fizemos mais de um atendimento por dia. Na última terça-feira (29) fomos acionados para 04 ocorrências”.

Além do atendimento aeromédico, o SAERFRON da Polícia Civil é responsável pelo apoio às ocorrências e operações policiais em Chapecó e região.

- Anúncio -