- Anúncio -

Santa Catarina – A equipe aeromédica do helicóptero Arcanjo 01 do Corpo de Bombeiros foi acionada por volta das 9h50 de sábado (30) para atender pessoa com parada cardiorrespiratória (PCR) na praia do Campeche.

Chegando ao local a equipe deparou-se com paciente sendo reanimado por guarda-vidas, dentre eles o Cb BM Leandro Gianotti, tripulante operacional do Batalhão de Operações Aéreas (BOA). Dando continuidade, a equipe médica realizou os procedimentos de reanimação cardiopulmonar (RCP) .

Equipes aeromédicas dos Arcanjos 01 e 02 socorrem duas vítimas com PCR na praia do Campeche, SC. Foto: CBMSC

Durante o atendimento a equipe recebeu a informação que outro paciente encontrava-se em PCR em decorrência de afogamento (Grau 6) na mesma praia. Dessa forma, a equipe dividiu-se para realizar o atendimento inicial em ambos os pacientes.

Como o BOA tinha outra equipe médica de serviço (do avião Arcanjo 02), o helicóptero Arcanjo 01 deslocou com os dois pilotos para o Aeroporto, onde embarcou mais equipamentos de suporte avançado de vida e equipe médica, bem como, mais um tripulante operacional.

Após cerca de 6 minutos da informação inicial da segunda vítima, a aeronave já estava novamente na praia com a segunda equipe médica para dar continuidade no atendimento. Ambas as vítimas participavam da competição volta a ilha do Campeche. A primeira entrou em PCR em decorrência do esforço realizado. A segunda apresentava evidências de afogamento.

Após a reversão da PCR da primeira vítima e sua estabilização pela equipe médica do Arcanjo, o paciente foi conduzido ao Hospital Caridade e apresentava no momento quadro estável e encontrava-se sedado e entubado. Apesar dos esforços da equipe médica, o segundo paciente não resistiu e faleceu.

- Anúncio -