Mato Grosso – O Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) completou 19 anos de atuação em Mato Grosso e foi acionado 1.261 vezes em 2021. Ao todo, foram mais de 2.868 horas de voo. 30% dos atendimentos foram acionados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) para transporte de pacientes, vacinas e cilindros de oxigênio.

Segundo o CIOPAER, geraram uma economia de R$3.994.690,00 aos cofres públicos em 2021. “Esse valor seria gasto por essas instituições, caso eles contratassem o serviço de uma empresa privada. Com o CIOPAER, é pago apenas o preço de custo de operação”, destacou o coordenador da unidade, tenente-coronel PM Ernesto Xavier de Lima Junior.

Entrega de vacinas no interior do estado – Foto por: Christiano Antonucci – Secom-MT

O CIOPAER teve atuação relevante na entrega de 4.298.000 doses da vacina contra a COVID-19 e no transporte de 37 pacientes. Além disso, ajudaram a salvar 98 vidas em Mato Grosso. Essas pessoas foram resgatadas em diferentes condições, como acidentes de trânsito, de trabalho, afogamento e pessoas perdidas em região de mata.

Conforme o balanço do ano passado, de todas as vezes que as aeronaves do CIOPAER levantaram voo, 492 acionamentos foram para dar suporte às forças de segurança pública em diferentes municípios do Estado. A unidade também prestou auxílio na apreensão de cerca de 1,6 toneladas de drogas. Na região metropolitana, a unidade apoiou as forças de segurança na recuperação de 70 veículos roubados e na prisão de 58 suspeitos.

Ainda de acordo com o levantamento, em 37 ocorrências, a unidade deu apoio em operações de combate ao desmatamento e no combate às queimadas, tanto na região metropolitana quanto no interior.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

dez + 11 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.
Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Comentários

comentários