- Anúncio -

Minas Gerais – Na tarde de sábado (06), uma vítima que se aventurava pelas trilha da Serra Fina, Município de Passa Quatro, região da divisa entre os Estados de Minas Gerais e São Paulo, apresentou um quadro de Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como “derrame”.

Distante do acesso para carros ou motos, a uma altitude de aproximadamente 6800 pés ou 2300 metros, o atendimento só foi possível com a chegada do helicóptero Arcanjo 03 da 2° Cia de Operações Áreas do Corpo de Bombeiros Militar de Varginha.

A equipe aeromédica do SAMU pôde então acessar a vítima, uma mulher de 52 anos, praticante de caminhada (Trekking), que estava inconsciente e hipotérmica, devido às baixas temperaturas.

O vento, a neblina e o mato alto dificultaram o pouso do helicóptero. A vítima foi resgatada pelos militares, Sgt Deusdet e Sgt Cruz e atendida no próprio local pelo médico e enfermeira do SAMU (Dr. Marcio Rios e Enfermeira Camila). Depois de estabilizada foi levada para o Hospital Bom Pastor, em Varginha.

O Corpo de Bombeiro, em nota, reforçou que as pessoas devem redobrar os cuidados na prática de esportes de aventuras em locais distantes, pois além de exigir bom condicionamento físico, é importante avisar parentes ou conhecidos sobre seu destino e previsão de retorno.

Segundo o médico do SAMU e da equipe do Arcanjo 03, Marcio Rios, “sem este resgate, a vítima teria pouquíssimas chances de sobreviver”.

- Anúncio -