- Anúncio -

Pernambuco – No dia 09 de maio, o Esquadrão Falcão (1º/8º GAV) da Força Aérea Brasileira (FAB), sediado na Base Aérea de Natal (BANT), em Parnamirim (RN), resgatou um homem de 54 anos que apresentava dificuldades renais, com fortes dores. A vítima estava a bordo do navio mercante Kynouria das Ilhas Marshall, a 230 quilômetros do litoral de Pernambuco.

Para o resgate, um helicóptero H-36 Caracal decolou da Base Aérea de Natal por volta das 12h35 com destino a Recife (PE). A equipe multidisciplinar da FAB, composta por dois pilotos, um mecânico de voo, um operador de guincho, três homens de resgate (SAR), uma médica e um enfermeiro, realizou a retirada da vítima do navio pelo procedimento de içamento por maca com uso do guincho.

Depois de embarcado, o paciente foi transportado para a Base Aérea de Recife (BARF), de onde seguiu em uma ambulância terrestre para atendimento hospitalar. Segundo o Comandante do Esquadrão Falcão, Tenente-Coronel Aviador Marcelo de Almeida Cândido da Silva, “o resgate com uso de guincho realizado em navio exige muita perícia da tripulação e da equipe de saúde, além de grande coordenação entre o SALVAERO, SALVAMAR, militares do esquadrão e da BANT”.

YouTube player
- Anúncio -