Um helicóptero da Esquadrilha Pégasus, do Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo – Btl RpAer da Polícia Militar de Minas Gerais, seguiu dia 25/06, para Maceió, Capital do Estado de Alagoas, onde será empenhado em apoio ao combate da criminalidade, em ações de salvamento e em transporte de pessoas resgatadas em áreas de difícil acesso.
O envio do Pégasus 14 à cidade alagoana faz parte de um acordo do Estado de Minas Gerais com a Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp, órgão que, em 2011, entregou a referida aeronave à Polícia Militar.
A aeronave seguiu com uma guarnição, composta por dois pilotos, dois tripulantes operacionais e um mecânico. Eles retornam a Belo Horizonte no próximo dia 11 de julho.
RODÍZIO
As ações de mobilização e fortalecimento do policiamento aéreo e terrestre em Maceió contam com participação de aeronaves e tripulações de vários Estados, em sistema de rodízio quinzenal. O helicóptero atuará, também, em operações policiais de repercussão nacional e catástrofes.
A iniciativa do Ministério de Justiça, denominado Plano de Mobilização de Aeronaves e Tripulações de Segurança Pública, é desenvolvida por meio da Senasp com as Secretarias de Segurança Pública Estaduais, vinculando as unidades aéreas das Polícias Civis e Militares e Corpos de Bombeiros Militar, juntamente com a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.
Esta é a primeira vez que a Senasp solicita que a PM envie uma aeronave em missões de apoio a uma outra unidade da Federação. (Alexandre França)
Fonte: Blog Oficial do Cabo Júlio – da Intranet – AI/PMMG, por Alexandre França.