- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Pará – A partir de quinta-feira (21), municípios da Calha Norte, no oeste do Pará, passaram a contar com transporte aeromédico contratado pelo governo do Estado para a transferência de pacientes com suspeita ou confirmados de COVID-19, para hospitais do estado referenciados para o tratamento da doença.

Na quinta-feira (21), foram transferidos por via aérea 10 pacientes que estavam em municípios da Calha Norte para unidades da rede hospitalar estadual nas regiões do Baixo Amazonas e Tapajós. A ampliação do serviço aeromédico na região ocorreu após agenda de trabalho da equipe do governo do Estado em municípios da região da Calha Norte, que incluiu a visita ao Hospital Municipal de Oriximiná, que atende pacientes com COVID-19.

O secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, Henderson Pinto, e o secretário adjunto de Estado de Saúde Pública, Sipriano Ferraz, foram verificar o atendimento oferecido à população.

“Nós conseguimos montar uma megaoperação, aumentando o número de aeronaves para fazer as transferências de pacientes mais graves para os leitos que o Estado oferece em Juriti, Itaituba e Santarém”, informou Henderson Pinto.

De acordo com o secretário adjunto de Saúde Pública, Sipriano Ferraz, municípios maiores, como Terra Santa, já têm suporte avançado e planos de saúde organizados. “Nós estamos auxiliando a triangulação, ajudando a coordenar a logística. Hoje estamos com quatro aeronaves fazendo o transporte e mais o barco Papa Francisco. Hoje vamos fechar com mais de 20 remoções”, informou Sipriano Ferraz.

Para atender Oriximiná, além do serviço de transporte aeromédico o governo do Estado está doando equipamentos para o Hospital Municipal, como bombas de infusão para auxiliar no tratamento dos pacientes que precisam de respiradores.

De acordo com o governo do Estado, por meio de auxílio financeiro emergencial, têm sido realizadas as ações de saúde no enfrentamento à pandemia de COVID-19, já tendo disponibilizado para Oriximiná, em dezembro de 2020, R$ 1,5 milhão.

Governo do Estado já garantiu uma megaoperação para transportar pacientes de Covid-19 de Oriximiná para outros municípios — Foto: Agência Pará/Divulgação
- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários