- Anúncio -

Rondônia – No período de 3 a 7 de junho de 2019 aconteceu o Exercício de Adestramento em Atendimento Pré-Hospitalar (APH), com a participação de integrantes do Serviço de Saúde das Unidades Militares subordinadas ao Comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, do Hospital de Guarnição de Porto Velho e do 5º Batalhão de Engenharia de Construção.

As instruções foram ministradas por médicos do corpo clínico do Hospital de Guarnição de Porto Velho, militares da Equipe do Serviço de Resgate do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia e por profissionais das áreas de Enfermagem, Apoio de Saúde e Condutores de Viaturas Especiais de Transporte de Pacientes, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Integraram o exercício 17 instrutores e 28 instruendos, sendo 27 militares e 1 enfermeira civil.

As atividades desenvolvidas durante esse exercício foram divididas em assuntos técnicos abordados com apresentações teóricas, e na verificação de aprendizagem, com a realização de prática simulada, utilizando-se para isso, voluntários em situação de vítimas com múltiplos traumas.

Foram ministradas as mais modernas técnicas de resgate envolvendo vítimas e os protocolos previstos para atendimentos emergenciais. O objetivo foi capacitar os instruendos para atuação em situações de emergências clínicas, resgate com vítimas em situação de trauma decorrente de acidentes automobilísticos e na imobilização e condução de feridos em viaturas especiais.

Ao final, o General de Brigada José Eduardo Leal de Oliveira, Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, acompanhado do Tenente Coronel Médico Lênio Alvares Tavares, Subdiretor do Hospital de Guarnição de Porto Velho, realizaram a entrega dos certificados de conclusão aos participantes e agradeceram aos profissionais envolvidos, enaltecendo a importância dos assuntos apresentados, os quais poderão ser aplicados não apenas nas atividades militares, mas no dia a dia de cada um deles.

- Anúncio -