Exposição: “JAHÚ – Influência de uma época”

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Estará aberta, no Colégio Dominique, na cidade de Ubatuba – SP, a exposição: “JAHÚ – INFLUÊNCIA DE UMA ÉPOCA” que conta com objetos alusivos com cerca de 50 itens, que mostram a influência que o Voo do JAHÚ exerceu na época, em várias áreas, como produtos de consumo, times de futebol de várzea, medalhas alusivas, partituras musicais, filmes mostrando a chegada em várias cidades, músicas, livros e revistas da época.

Jahu (1)

Muitos, não têm sequer o conhecimento de que há 87 anos, no dia 28 de Abril, os brasileiros entravam para a história por serem os primeiros das Américas a atravessarem o Oceano Atlântico dispondo de apenas uma aeronave.

Charles Lindbergh realizou a travessia, 23 dias depois dos brasileiros e, como sempre, os norte-americanos ficaram famosos e alegam serem os primeiros. Semelhança com Santos Dumont e os irmãos Wright.

Infelizmente esquecemos rápido nossa História e não cultuamos nossos heróis. Não podemos apenas admirar os heróis e histórias dos outros, temos que avivar sempre a nossa.

Há mais de 15 anos eu pesquiso e coleciono materiais e documentos relacionados ao Hidroavião “JAHÚ” e a Travessia do Atlântico, e senti que deveria expor essa nossa História e deixar uma semente de contribuição para que não caia no esquecimento das gerações futuras.

Então aproveito para convidá-los a visitar a exposição: “JAHÚ – INFLUÊNCIA DE UMA ÉPOCA”, que estará aberta no Colégio Dominique, nos seguintes dias e horários:

Dia 21/08/14 das 15:30 às 18:00hs e dia 22/08/14 das 09:00 às 18:00hs.

ENDEREÇO:

Rua dos Gerânios, 10 – Jardim Carolina

Ubatuba-SP

Fone: (12) 3832-5387

www.colegiodominique.com.br

jahu (2)

A GEASC Auditoria, o Aeroclube de Ubatuba, o Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA), a Pousada Manobra e o Restaurante Alentejano apoiam a iniciativa e a entrada é franca.

Nesta exposição, procuro divulgar o grande feito de João Ribeiro de Barros e seus companheiros na intrépida travessia do Atlântico em 1927 e mostrar, através do meu acervo, as influências exercidas pelo Voo do JAHÚ, na cultura brasileira da época e que perdurou durante décadas.

O Voo do JAHÚ foi um evento estrondoso no Brasil e repercutiu não só onde os aviadores pousaram, mas em todo o Território Nacional, tendo sido homenageado em diversos produtos, desde times de futebol de várzea, até produtos de consumo, como bebidas e cigarros e até estabelecimentos comerciais, que mudavam seu nome, para homenageá-los e ainda aproveitar o momento de divulgação do nome “JAHÚ”.

O Governo do Estado de São Paulo, através da Lei Estadual nº 9.933/98, instituiu a data de 28 de Abril como comemorativa da Travessia do Atlântico.

A exposição conta com cerca de 50 itens e curiosidades, que na época, homenageavam o JAHÚ, como produtos de consumo, tais como cigarros, bebidas, além de medalhas comemorativas; poesias etc.

Na área de filatelia, selos de 1929, 1934 e 1977, este último com editais e envelopes de primeiro dia;

Nos esportes , também exerceu influências: camisas e emblemas de times de futebol de várzea que foram batizados em homenagem ao JAHÚ.

Revistas em quadrinhos dos anos 70 contando a história da travessia.

Na área de audiovisual, filmes que mostram o pouso no Recife, no Rio de Janeiro, em Santos e quando estava exposto no Museu Paulista, além de músicas alusivas gravadas por Francisco Alves, Mário Zan, corais e outros intérpretes.

O Voo do JAHÚ influenciou pessoas, que posteriormente, foram destaque:

Na Aviação: o comandante Severiano Lins (pioneiro na aviação comercial), confessou que foi durante as comemorações da chegada do JAHÚ no Recife que teve o interesse pela aviação;

Na Música, o conhecido “Almirante”, ganhou este apelido durante os desfiles de comemoração da chegada no Rio de Janeiro;

No Futebol: o jogador “JAHÚ” recebeu o apelido na década de 30, pois quando subia para cabecear, abria os braços e diziam que parecia o JAHÚ;

No Basquete: a jogadora “JAHÚ Miragaia”, ganhou o apelido ao nascer, na época em que o JAHÚ chegava ao Brasil.


Organizador:

Alexandre Ricardo – Pesquisador

(11) 97633-1181

e-mail: [email protected]


- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários