Exposição: “JAHÚ – Influência de uma época”

A partir do dia 07 de Junho de 2012, acontece uma exposição no Museu TAM, na cidade de São Carlos, onde está exposto o JAHÚ. Nesta exposição, através de ítens de coleção pessoal de Alexandre Ricardo, será mostrado a influência que o JAHÚ exerceu em diversas áreas, na época da Travessia. Essa exposição tem entrada franca.

Há mais de quinze anos Alexandre Ricardo pesquisa e coleciona materiais e documentos referentes ao JAHÚ e a Travessia do Atlântico, que completou no último dia 28 de abril, 85 anos.

O objetivo da exposição é apresentar as influências que o JAHÚ exerceu na época. Diversos estabelecimentos trocaram seu nome para “JAHÚ”, bebidas, inclusive uma cerveja fabricada ainda hoje artesanalmente em Santa Catarina, diversas partituras musicais de canções em homenagem ao JAHÚ, poemas, times de futebol de várzea, alguns existentes, ainda hoje, de Jundiaí-SP, Santos-SP, do bairro da Penha, em São Paulo-SP, Paraty-RJ, e de Santo Antonio da Patrulha-RS, medalhas, selos, envelopes de primeiro dia emitidos em comemoração aos 50 anos da travessia, livros, jornais, etc.”

SOBRE A EXPOSIÇÃO

A exposição relembra a história do piloto João Ribeiro de Barros que, a bordo da aeronave Jahú, entrou para a história da aviação ao ser o primeiro das Américas a cruzar o oceano Atlântico em 1927.

Um bimotor feito de madeira todo revestido por lona. O hidroavião italiano de 4,5 toneladas que o paulista João Ribeiro de Barros realizou um sonho. Em outubro de 1926, ele e mais três tripulantes brasileiros saíram de Genova, na Itália, rumo a São Paulo.

O piloto batizou a aeronave de Jahú em homenagem à cidade onde ele nasceu. “Muito curioso também e a gente está curioso para ver como foi essa história”, disse a administradora Cláudia Santiago.

Barros foi o primeiro piloto das Américas a cruzar o oceano Atlântico. Uma aventura marcada por muitas dificuldades. Seriam 13 horas de viagem, mas o trajeto levou cinco meses. Em uma das paradas, os tripulantes encontraram no tanque de combustível água, terra e sabão.

Eles também encontraram um pedaço de metal dentro do motor. Foram duas sabotagens que quase derrubaram o avião. “Até hoje ninguém descobriu quem tentou. Um país da América do Sul, que nem era conhecido na época, tentar algo grandioso que só as grandes nações conseguiam. Então realmente tinha muita gente que tinha interesse que eles não conseguissem a travessia”, explicou o curador da exposição Alexandre Baptista.

O Jahú também teve que fazer um pouso forçado em alto mar. “Porque o avião não se sustentava mais no ar. Foi constatado que uma porca soltou dos montantes do motor, acertou a hélice e, por pouco, não atingiu um tubo de combustível. Se atingisse certamente explodiria”, disse.

Mesmo com o susto, a aeronave chegou a São Paulo. A ousadia de Barros, que foi registrada em livros, letras de músicas e selos, agora está exposta no museu da TAM.

“Dá para resumir em uma frase só: É um ato heroico”, disse o administrador Luiz Carvalho.

DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU:

De quarta a domingo, das 10h às 16h
Entradas permitidas somente até às 15h

PREÇOS DO MUSEU:
Até 6 anos de idade e acima de 65 anos não pagam.
Professores, estudantes, de 7 a 12 anos e de 60 a 65 anos com documento comprobatório, o valor é R$12,50.
Para adultos o valor é R$ 25,00.
Todas as quartas-feiras o Museu TAM (www.museutam.com.br) receberá o público com entrada franca, e também atenderá de forma gratuita entidades públicas e ONGs, de quarta a sexta-feira por meio de agendamento previamente marcado.

ENDEREÇO:
Rodovia SP 318, km 249,5 – Água Vermelha São Carlos SP
CEP 13578-000
COORDENADAS AÉREAS:
Latitude 21°52’35” S | Longitude 047°54’12”W

Foto: Alexandre Ricardo / Fonte: G1

1 COMENTÁRIO

  1. AOS HERÓIS DESTA GRANDIOSA FAÇANHA, CULTUAR SUAS MEMÓRIAS É CERTAMENTE AGRADECIMENTO SEM TAMANHO!

    “SEM CORAGEM, NÃO HÁ GLÓRIA”!!

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

1 × três =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários