FIDAE 2012 tem participação de mais de 540 expositores e 41 países

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Chile – A FIDAE 2012 (Feria Internacional del Aire y del Espacio) iniciou no dia 27 de março e vai até o dia 1 abril e acontece no Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez, em Santiago. A Feira apresenta uma estrutura de estandes, onde o Brasil dispõe de um exclusivo, com mais de 45 expositores, além de possuir um enorme pátio onde são expostos aviões e helicópteros e um espaço para os shows aéreos, com participação, dentre outros, da Esquadrilha da Fumaça e da Policia de Investigaciones de Chile (PDI) com seu AS350B3.

Segundo os organizadores são 41 países participantes e mais de 540 expositores, dentre eles as gigantes Boeing e Airbus. A isto se acrescenta um outro gigante europeu EADS, empresa líder na Europa industrial no ramo da aviação e do espaço, que desenvolve e comercializa aeronaves civis e militares, além de mísseis, foguetes espaciais, incluindo a Eurocopter.

A Eurocopter apresentou seus modelos do EC725, EC 135, AS 365N3, EC 120B, EC 130B4 e AS 350B3e. A FIDAE apresenta excelente estrutura e dispõe de uma ala de auditórios, onde, dentre outras empresas, a Eurocopter apresentou, no dia de hoje (29/3), a nova versão do EC130T2 e o AS350B3e. As apresentações abordaram assuntos relacionados ao desempenho das aeronaves, seu emprego, na segurança operacional e manutenção.

O que se destaca no novo EC130T2, além do espaço interno, é sua capacidade de carga externa de 1.500 kg, além de ótima carga útil. Essa versão já possui porta corrediça de ambos os lados, um grande avanço para o modelo. Entretanto, ainda está em estudo a possibilidade de instalação de guincho na aeronave. Os primeiros helicópteros deverão ser entregues no final do ano.

Na área de segurança pública e de defesa civil estão presentes, além da PDI, os Carabineros de Chile com um AW109 Power e a CONAF ( Corporacion Nacional Forestal de Chile) com seu gigante W-3A Sokol. Os Bombeiros no Chile não possuem aeronave pois o serviço é voluntário. Na próxima falaremos mais desses serviços.

A Força Aérea Brasileira, Americana, Argentina, Chilena, etc estão presentes com estandes e com seus aviões de caça e seus aviões de carga e transporte.

Como tudo começou

Em 1980 surgiu a Feria Internacional del Aire (FIDA). O show aéreo realizado pela primeira vez no país teve como objetivo celebrar o quinquagésimo aniversário da Força Aérea do Chile. A Base Aérea “El Bosque” foi o local escolhido para o evento, participaram cerca de 115.000 pessoas e 75 expositores de 13 países. Seu sucesso fez com que acontecesse a cada dois anos, tornando-se em um dos maiores shows aéreos do Cone Sul. Desde 1990, o FIDA mudou-se para o Aeródromo de Los Cerrillos e mudou seu nome para Feira Internacional do Ar e Espaço (FIDAE), porque naquela época se comemorava o “Año Internacional del Espacio“.

Com o encerramento do aeroporto de Los Cerrillos em 2006, a FIDAE mudou-se para novas instalações na área noroeste do Aeroporto Arturo Merino Benitez, em Santiago, lugar utilizado até hoje. Atualmente com 16 versões feitas em mais de trinta anos, esse show se tornou um dos maiores do mundo e provou ser uma plataforma reconhecida de negócios aeroespaciais e de defesa na América Latina, devido à capacidade infra-estrutura e a qualidade dos serviços prestados.

Fonte: Piloto Policial / Fotos: Eduardo Alexandre Beni.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários