Brasil – Aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) estão sendo utilizadas frequentemente para atender as demandas do Ministério da Defesa nas ações logísticas de enfrentamento à COVID-19, em diversas localidades do país.
Na tarde de segunda-feira (06) aconteceu mais uma missão. Dessa vez uma aeronave VC-99C do Grupo de Transporte Especial (GTE) da FAB realizou o transporte de respiradores hospitalares e vacinas. Para realizar essa missão, as poltronas de passageiros da aeronave foram removidas e permitiu uma maior quantidade de carga de até 4.000 quilos.
A ação teve início na tarde de segunda-feira (06), em Brasília (DF), e finalizou na madrugada de terça (07), em Belo Horizonte (MG). Do total dos equipamentos, cinco ventiladores pulmonares são do Hospital das Forças Armadas (HFA), de Brasília, e outros 13 de hospitais da rede estadual do Amapá (AP).
Os 18 respiradores hospitalares serão recuperados no Centro de Inovação e Tecnologia da Federação das Indústrias de Minas Gerais (SENAI FIEMG) e, posteriormente, auxiliarão no tratamento de pacientes com a COVID-19. A previsão é duas semanas para que os equipamentos estejam em condições de uso.
O SENAI FIEMG, localizado em Belo Horizonte (MG), realizará, gratuitamente, a manutenção destes equipamentos que são essenciais no tratamento de pacientes que apresentam sintomas graves da doença.
Além dos ventiladores hospitalares, o avião transportou 2.800 doses de vacinas contra a gripe para os estados do Tocantins e do Amapá, em apoio à campanha nacional de vacinação contra a influenza.