Itália – Entre os dias 20 e 24 de setembro de 2021 foi realizado exercício de busca e salvamento denominado “GRIFONE 21” no Sul da Sardenha, em área perto de Monte Linas, ilha italiana situada no mar Mediterrâneo.

O “GRIFONE” é um exercício internacional e interdepartamental planejado e conduzido anualmente pela Força Aérea Italiana como parte do SAR.MED.OCC internacional. (SAR do Mediterrâneo Ocidental).

Equipes envolvidas simularam missões de resgate de tripulantes desaparecidos em acidente aéreo, em operações de catástrofes, bem como nas mais variadas capacidades da complexa cadeia de Busca e Salvamento (Search and rescue – SAR).

O trabalho foi realizado pelo Centro de Coordenação de Resgate do Comando de Operações Aeroespaciais (AOC), em colaboração com o Corpo Nacional de Resgate Alpino e Espeleológico (CNSAS) da Sardenha, que coordenou as numerosas equipes formadas por elementos do Centro de Adestramento Alpino e da Brigada Alpina Taurinense (Exército Italiano), dos Fuzileiros Aéreos, do Socorro Alpino da Guardia di Finanza e do Corpo de Vigilância Florestal e Ambiental e Proteção Civil.

Além das equipes terrestres, helicópteros da Força Aérea Italiana (um HH-139A e dois TH-500), do Exército Italiano (BH-412), da Guarda Costeira – Marinha (um AW139), da Arma dos Carabineiros (AW109 Nexus), da Guardia di Finanza (AW139 e AW169), da Polícia Estadual (um AW139) e do Corpo de Bombeiros (um AW139) participaram do exercício. Também foi utilizado um EC-145 da AREUS (Agenzia Regionale Emergenza Urgenza Sardegna).

Eles voaram em 100 missões, para um total de cerca de 48 horas de voo, incluindo voos noturnos, transportando 65 equipes de helicóptero. Durante os dias de treinamento foram realizadas diversas missões, como embarque e desembarque das equipes de solo, resgate por meio de guincho e transporte de pessoal.

O uso de macas, missões noturnas, emprego de cães nas buscas de pessoas desaparecidas, tornaram o treinamento ainda mais realista e desafiador. A presença de observadores estrangeiros de 11 nações confirmou o caráter internacional do evento.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

1 × 4 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários