GAM da PM do Rio recebeu novo helicóptero AS350B3e – Esquilo

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

O mais novo helicóptero do Grupamento Aeromóvel (GAM) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, o “Fênix 07″ (PP-OPE), é um Eurocopter AS350 B3e Esquilo. Ele pousou pela primeira vez no heliponto (SJPM) da unidade aérea no dia 17/12. Com esse novo helicóptero, o GAm passa a contar com 05 aeronaves”Esquilo” e elevando a frota para um total de 07 helicópteros. 

A nova aeronave, que foi adquirida por Inexigibilidade, através de um convênio, com recursos do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), e custou cerca de R$ 7,5 milhões. Além das missões policiais regulares, será utilizada para missões de fiscalização ambiental e repressão a crimes ambientais em apoio ao órgão estadual.

fenix7

O novo helicóptero é o primeiro “Esquilo” da frota a contar com a moderna aviônica integrada Garmin G500, que dispõe de visão sintética do terreno, moving map integrado, além de agregar um dois displays MFD (Multy Function Display) informações de voo e de navegação, tudo dentro do conceito “glass cockpit”. Na verdade essa é a segunda aeronave com conceito de painel “glass cockpit” do GAM, o primeiro foi um Bell Huey II (PR-COE) “Fênix 05” adquirido em 2010.

Detalhes do painel do PP-OPE, mostrando as duas telas MFD do sistema integrado Garmin G500. Também pode ser visto um GPS/VHF Garmin GNS 430, além das duas telas do VEMD (Vehicle and Engine Multifunction Display) que mostra os parâmetros de motor e dos sistemas.

feni7a

Muito bem equipada para os fins que se destina, o Fênix 07 também está equipado com sistema corta-cabos, esqui alto com barras intermediárias (degrau), espelho retrovisor elétrico, dois rádios VHF aeronáuticos, duas caixas de áudio, rádio policial TETRA, partes fixas para uso de gancho de carga, preparação para uso de “bumbi bucket” para missões de combate a incêndio entre outros.

O convênio entre a Polícia Militar/GAM e o INEA começou em 2007, quando foi adquirido um AS350B3+ “Fênix 04” (PR-IDR) para apoiar aquele órgão em missões de fiscalização e repressão a crimes ambientais. A parceria entre as duas instituições têm sido tão bem sucedida, que resultou na aquisição desse novo helicóptero.

fenixb

Recebimento Provisório

O recebimento provisório do mais novo helicóptero da frota foi feito entre os dias 25 e 28 de novembro, na fábrica da Helibras. Para fazer as verificações finais necessárias para o recebimento, o Grupamento Aeromóvel da PMERJ enviou um piloto – Major Cosendey e um mecânico de voo à cidade de Itajubá – MG.

No primeiro dia, foi realizada uma inspeção visual de verificação das condições gerais da aeronave, bem como dos itens instalados conforme o contrato, mas em virtude condições meteorológicas desfavoráveis na região, não foi possível realizar o voo de recebimento.

fenix7d

No dia 27, finalmente foi realizado o voo de recebimento, bem como a verificação de funcionamento de todos os itens previstos no contrato. Posteriormente o piloto responsável iniciou um treinamento de emergências e adaptação a máquina, completando um total de seis horas de voo.

Frota do Grupamento Aeromóvel (GAM):

Com esse novo helicóptero, o GAm passa a contar com as seguintes aeronaves em sua frota:
Fênix 01 – (PP-EPN) – Eurocopter AS350 B2 (2001)
Fênix 02 – (PP-EMA) – Eurocopter AS350 B2 (1995)
Fênix 03 – (PR-EPM) – Eurocopter AS350 B2 (2004) – perdido num acidente em 2009
Fênix 04 – (PR-IDR) – Eurocopter AS350 B3+ (2007)
Fênix 05 – (PR-COE) – Bell Huey II (2010)
Fênix 06 – (PR-LEI) – Schweizer S300 CBi (2011)
Fênix 07 – (PP-OPE) – Eurocopter AS350 B3e (2013)
Fênix 08 – (PP-ECF) – Eurocopter AS350 BA (1998)

Fonte: Asa Rotativa, por Daniel Queiroz.

- Anúncio -

1 COMENTÁRIO

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários