- Anúncio -

Goiás – Na segunda-feira (11), o Hospital Estadual de Urgências (Hugol) de Goiânia realizou a captação de 6 órgãos e tecidos de um paciente, de 27 anos, que teve morte encefálica no dia anterior. Foram doados coração, fígado, 2 rins e 2 córneas. Para o transporte dos órgãos foi necessário o apoio das aeronaves do Corpo de Bombeiros de Goiás, Distrito Federal e Força Aérea.

A Gerente de Transplantes da SES-GO, Katiuscia Freitas, lembrou que conversar com a família foi um momento difícil, por se tratar do Dia das Mães. “Entrevista muito difícil com a família. A mãe, em especial, teve um gesto muito nobre, pois, mesmo com o falecimento do filho, ela teve a sensibilidade de autorizar a doação”, disse.

Foi realizada uma grande força-tarefa para aproveitar os órgãos em tempo hábil.

Foi realizada uma grande força-tarefa para aproveitar os órgãos em tempo hábil. O Grupamento de Aviação Operacional (GAvOp) do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal levou profissionais da Central Estadual de Transplante da Secretaria de Saúde para realizar a captação do fígado.

O fígado e a equipe médica foram transportados pelo helicóptero Resgate 03 ao Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF). No mesmo momento, equipe do helicóptero Bombeiro 01 do CBMGO transportou a equipe responsável pelo coração até o aeroporto de Goiânia.

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) já esperava, com uma equipe vinda de São Paulo, para buscar o órgão do paciente. Os dois rins e as duas córneas atenderam pacientes do Estado de Goiás.

Na noite de segunda-feira (11) o transplante do fígado foi realizado em um homem de 50 anos de idade. O procedimento correu bem e o paciente recupera-se em UTI. Devido à agilidade de todos os procedimentos, foi possível aproveitar todos os órgãos.

Referência em Goiás na doação de órgãos e tecidos, o Hugol é responsável atualmente por cerca de 50% dos procedimentos de captação de órgãos no Estado. O Estado de Goiás realizou em 2019 a captação de 215 órgãos e 842 transplantes.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários