Minas Gerais – Na sexta-feira (23), o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, esteve em Uberaba para vistoriar o novo helicóptero multimissão AW119 Koala (Arcanjo 12), que integra a frota do SAMU da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e do Corpo de Bombeiros. O Governo de Minas investiu R$ 35 milhões na aeronave, equipada com kit aeromédico completo, guincho de salvamento, gancho para içamento de cargas, e pode transportar até seis passageiros, além do piloto e copiloto.
O helicóptero foi entregue em junho, com início imediato dos treinamentos para pilotos e operadores aerotáticos. Após a conclusão dessas etapas de preparação, a aeronave realizou a primeira missão 18 dias depois, atendendo a uma ocorrência de infarto agudo do miocárdio.
Com quatro bases de operação, Minas possui seis aeronaves (dois aviões e quatro helicópteros) em atividade no Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), maior prestador de serviço aeromédico SUS (Serviço Único de Saúde) do Brasil. Em 2023, o SAAV atendeu aproximadamente 1,3 mil pessoas. Com base nessa média, a expectativa é que a nova aeronave realize cerca de 20 atendimentos por mês.
O serviço possui bases de operações em Uberaba, Belo Horizonte (com dois aviões e um helicóptero), Varginha (um helicóptero) e Montes Claros (um helicóptero). Além disso, há previsão de duas novas bases, uma em Governador Valadares e outra em Juiz de Fora.
Para a escolha dos locais de instalação das bases de operação são levados em conta a estrutura do SAMU da região, infraestrutura aeroportuária, disponibilidade de portas de entrada hospitalares, densidade populacional, malha rodoviária, presença de batalhões do Corpo de Bombeiros e a distância em relação a outras bases do SAAV.
Zema ficou impressionado com a aeronave e comemorou a destinação à população por meio do SAAV. “Poucas vezes eu vi uma aeronave tão moderna. Esse veículo funciona como um SAMU aéreo e vai ajudar a salvar muitas vidas”.
Ele celebrou o aumento da cobertura do serviço de urgência em todo o estado. “Quando eu assumi o Governo de Minas, menos de 50% dos municípios mineiros possuía SAMU. Hoje, mais de 90% já têm atendimentos. Todo nosso esforço é para levar saúde para perto dos mineiros”, destacou o governador Romeu Zema.
SAAV
O SAAV é um esforço conjunto que envolve a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e o SAMU, por meio dos consórcios regionais de saúde.
A SES-MG é responsável pela aquisição e custeio das aeronaves, enquanto o Corpo de Bombeiros contribui com pilotos, copilotos, e operadores aerotáticos especializados em salvamento.