Sergipe – Com o intuito de melhorar a assistência prestada pelo serviço aeromédico, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Sergipe), realizou, na quinta-feira (15), em conjunto com a equipe do Grupamento Tático Aéreo (GTA), a inspeção de um helicóptero modelo AS350B3 (Esquilo) que poderá ser locado para o resgate do aeromédico.
O serviço aeromédico realizado em parceria entre o SAMU 192 Sergipe e o GTA chegou a 188 atendimentos prestados à população. Atualmente, o helicóptero utilizado no serviço é compartilhado com o GTA, que necessita realizar adaptações para poder prestar o serviço de resgate, enquanto que a aeronave da empresa de Táxi Aéreo Henrimar que foi inspecionada, já possui toda a estrutura para prestar o atendimento, diminuindo o tempo resposta.
De acordo com o comandante do GTA, Fernando Goés, o objetivo da inspeção foi conhecer a capacidade técnica de uma nova aeronave que poderá atuar no resgate do aeromédico. “Temos agora a oportunidade de avaliar uma aeronave que já vem configurada para o aeromédico, proporcionando uma capacidade técnica mais avançada, além de melhorar e ampliar o serviço que a gente já presta para a população sergipana em situação de risco”, explicou.
A assessora técnica do SAMU 192 Sergipe, Cíntia Guerra, ressaltou que o intuito do aeromédico é sempre trazer agilidade para que o serviço esteja sempre qualificado. “O SAMU 192 Sergipe tem desempenhado um papel importantíssimo no que se diz ao serviço aeromédico em parceria com o GTA. A expectativa é a possibilidade de contratação de uma aeronave exclusiva para o atendimento aeromédico, ou seja, especialmente para o transporte de pacientes e vítimas”, disse Cintia.