Governo do Acre desmente informação de queda e diz que helicóptero fez pouso de emergência

Nota de Esclarecimento

O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), esclarece que é inverídica a NOTÍCIA de que o helicóptero João Donato havia caído na floresta.

Na terça-feira, 29/11, a aeronave esteve em missão, na região de Sena Madureira, e por motivos técnicos fez um pouso de emergência.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública, ao ser avisada pela equipe que estava a bordo, solicitou apoio da Polícia Rodoviária Federal, para levar um mecânico até o local, que verificou e corrigiu a falha, possibilitando o retorno da aeronave para Rio Branco, na quarta, 30/11.

Apesar de o problema técnico ter sido solucionado, a aeronave passa por inspeção em Rio Branco.

Ildor Reni Graebner

Secretário de Estado de Segurança Pública

Fonte: AC 24 Horas e Agência de Notícias do Acre.

9 COMENTÁRIOS

  1. Tem urubú de plantão com vela na mão inventando estórias pra enganar a fome que tem da desgraça alheia, más Deus é mais e sempre vai estar projendo todos os pilotos e tripulantes operacionais do Brasil.

  2. Conheco bem alguns dos pilotos, mecânicos e tripulantes do Acre, além dos integrantes da Forca Nacional que apóiam aquele Estado.

    Em recente conversa com o amigo MAJ Negreiros (PMAC), ficou esclarecido para mim que foi a perícia e a boa coordenação de cabine que fizeram com que esse episódio não passasse de um grande susto.

    Fica aqui registrada a minha admiração a tripulação do helicoptero Comandante João Donato (CJD) naquele dia: MAJ PMMT Joel Outo Matos (FN), TEN PMAC Samir e SD PMAC Roger.

    A todos os amigos do Acre e da Aviacao da FN, o sincero desejo de novos e bons vôos!

    Cmte Rodrigo Duton – MAJ PMERJ
    Grupamento Aereo e Marítimo (GAM)

  3. Local: Rio Branco – AC
    Data: 29/11/2011 hora: 11:40

    Pessoal envolvido e aeronave:
    Maj. Outo/ Ten. Samir/ Sd Roger – Helicóptero Esquilo, H350 B2, VEMD, operadora SESP-AC

    Situação:
    No dia 29/11, o Helicóptero, modelo H350 B2 VEMD, pertencente a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Acre, matrícula PR-CJD, decolou do aeroporto de Rio Branco, com destino a Fazenda Canamari, distancia de 83 NM, tempo de vôo previsto 50 min.
    Aos 43 minutos de vôo, a 15 milhas do local de destino, a aeronave começou a apresentar sons de pane no sistema de áudio, porém sem nenhuma indicação no painel de alarme ou mesmo nos parâmetros de monitoramento no VEMD.
    De imediato, os pilotos localizaram um local para pouso com a finalidade de checar os sistemas da aeronave em solo. Ainda em vôo, os pilotos detectaram a baixa indicação da pressão do óleo do motor que marcava 1,8 bar, posteriormente baixou para 1,2 bar. A pressão ainda repetiu essa mesma oscilação em vôo.
    Já próximo ao solo na curta final, acendeu no painel de alarme a indicação de [ENG P], que é a luz de indicação de pressão do óleo abaixo de 1,3 bar. Segundo o manual do fabricante, o procedimento de correção dessa pane é POUSAR IMEDIATAMENTE, aplicar procedimento de auto rotação e cortar motor se houver tempo necessário.
    Após o pouso o mecânico, SD Roger, detectou um grande vazamento de óleo do motor, provavelmente tenha vazado pela válvula BLID. Tivemos que aguardar um dia no local por não conseguimos comunicação.
    No dia 30/11, com o apoio do Helicóptero da Polícia Rodoviária Federal, o Patrulha 02, comandado pelo comandante Araújo, se deslocou de Rio Branco até o local onde estava pousado o nosso helicóptero, juntamente com o mecânico SD PMMT FN Trolesi que fez a intervenção necessária para que pudéssemos trazer o helicóptero para o Hangar do CIOPAER-AC.
    O fabricante do equipamento foi acionado e encontra-se no local para verificar o que ocorreu com a aeronave que acabará de sair da inspeção de 1.100 horas.

    • Prezado Samir fiquei muito feliz com o seu comentário, por dois motivos: o primeiro porque esclareceu os fatos agindo com muito profissionalismo e transparência. Segundo porque o site Piloto Policial é um meio de comunicação eficiente, onde conseguimos com muito esforço manter o nível de nossa aviação: sempre elevado.

      Parabéns pela ação rápida frente a pane e pode ter certeza que esse profissionalismo e dedicação foram responsáveis pelo sucesso do pouso.

      Para a segurança de voo não há segredos nem bandeiras e vocês foram leais a ela. Fora o que a mídia apresenta, o que é normal, vocês estão de parabéns pelo profissionalismo alcançado.

      O que me deixa muito preocupado é o que disse ao final: “acabara de sair da inspeção de 1.100 horas”. Isso, por experiência própria, é muito comum acontecer e a cada dia vejo isso ocorrer de forma rotineira. Como sugestão, quando recebemos aeronaves recém inspecionadas, fazemos um “pente fino” e te garanto que volta e meia aparece uma pane. Esse negócio reputo o mais grave de tudo. Atentos nas empresas que fazem manutenção.

      Sucesso

      Maj PM Beni
      Cmt BRPAe PGD

  4. NOSSO BOM DEUS TEM SE MANTIDO SEMPRE ATENTO, EM GUARDAR ÀQUELES QUE TAMBÉM VEM DOS CÉUS COM O PROPÓSITO DE AJUDAR AO PRÓXIMO.
    FICAMOS TODOS MUITO FELIZES COM O DESFECHO POSITIVO DESSE POUSO.
    BONS VOOS,
    CAP PMPE ROMILDO – ASP92.

  5. Acompanho este site, e sempre estão fazendo comentários sobre área de jurisdição de trabalho para o helicóptero da PRF. Registra-se neste espaço o apoio dado pelo helicóptero da PRF a tripulação da aeronave do CIOPAER/AC, e que desta vez, aos que criticam, possam elogiar a disponibilidade da tripulação da aeronave do DPRF em ajudar uma outra Instituição.

    Pedro Pereira
    Acre

  6. Acredito fielmente nas informações dos nobres amigos e fico feliz que ninguem tenha se ferido, nossa missão e esta mesma o perigo esta a nossa volta a todo tempo e algo que não podemos prever e guando acontecera o sinistro mesmo estando rigorosamente em dia com a MNT que é o caso de voces isto visto com os meus proprios olhos, pois estava ai na semana em que a ACFT estava em MNT

    Parabens aos pilotos e aos tripulantes que conseguiram pousar a ACFT em local de dificil aceso.

    Tal coisa pode acontecer com qualquer ACFT em qualquer UNIDADE em qualquer lugar do MUNDO.

    Estar a um passo do sinistro é o que temos que procurar sempre estar-mos

    “A melhor missão é aquela em que voltamos para casa”…e vocês voltaram………………..

    Abraços meus amigos e lembrem-se “A experiencia esta acima de qualquer Hierarquia”

  7. Parabéns ao Ten Samir por dedicar a verdade aos operadores aéreos tratando o assunto com lisura e transparencia inerentes a atuação da aviação de segurança publica.
    Que Deus guarde a todos os irmãos do Acre, local onde trabalhei e possuo grandes amigos.

  8. Parabens pelo profissionalismo e técnica da tripulaçao, que Deus continue lhes protegendo e guiando ao sucesso e ao cumprimento de todas as missões seja qual for e onde for. Grande abraço Samir, meu amigo de EDRA, sucesso e bons voos a vc e todos os integrantes do grupamento aéreo do Acre.

    Parabens e felicidades a todos.

    Cap Helliton – PCH

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

vinte − oito =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários