- Anúncio -

Canadá – No dia 22 de agosto, o Ministro da Defesa do Canadá, Harjit S. Sajjan, anunciou investimentos na frota dos helicópteros CH-149 Cormorant (AW 101), utilizados nas missões de busca e salvamento (SAR) da Royal Canadian Air Force (RCFA). 

A RCAF tem a responsabilidade de manter o serviço de busca e salvamento em qualquer lugar do Canadá, 24 horas por dia, sete dias por semana, que inclui resposta a incidentes aeronáuticos, incidentes marítimos e coordenação do sistema.

A frota receberá pelo menos dois helicópteros adicionais e 14 helicópteros serão atualizados para prolongar sua vida útil até pelo menos 2042. O projeto de modernização da frota dos helicópteros SAR e a compra de aeronaves adicionais estão avaliados em até C$ 1,39 bilhão, de acordo com o Departamento de Defesa Nacional.

O Governo canadense anuncia a compra de pelo menos mais dois helicópteros de busca e resgate Cormorant e atualizará o restante dos 14 helicópteros da frota. Foto: Mike Reyno.

O programa de modernização incluirá, dentre outras, atualizações nos sistemas de navegação, sistemas de comunicação e sistemas de gravadores de voo para atender aos novos requisitos regulatórios do espaço aéreo do Canadá, EUA e Europa. Os CH-149 serão atualizados para o projeto AW101-612, que é o modelo de helicóptero recentemente adquirido pela Noruega para suas missões de busca e salvamento.

O escritório do projeto da RCFA conduzirá este trabalho com a Leonardo, em parceria com a IMP Aerospace e a CAE. “Todos os anos, a Royal Canadian Air Force voa cerca de 1.000 missões de busca e salvamento. Essas atualizações e o aumento da frota garantem que a RCAF continue a fornecer serviços de busca e salvamento no desafiador ambiente canadense”, disse o tenente-general Al Meinzinger, comandante da RCAF.

Governo do Canadá anuncia atualização da frota e compra de dois helicópteros CH-149 SAR. Foto: Divulgação.

A frota CH-149 Cormorant entrou em serviço no ano 2000. O Canadá comprou originalmente 15 Cormorants, mas um acidentou-se em 2006. Com três motores, eles são conhecidos por sua capacidade de longo alcance, grande espaço de carga e rampa traseira. O helicóptero pode transportar até 12 macas, de acordo com a RCAF.

Em 2005, os CH-149 da principal base operacional de Trenton foram redistribuídos para Gander, Greenwood e Comox. Com a adição de pelo menos dois CH-149 à frota, Cormorants retornarão a Trenton e substituirão os CH-146 Griffons (Bell 412EP) na função de busca e salvamento.

Atualmente, os CH-149 estão baseados em 19 Wing Comox, 9 Wing Gander e 14 Wing Greenwood. O projeto está atualmente em sua fase de definição. O trabalho está planejado para 2020 e a entrega do primeiro Cormorant atualizado é esperada para 2022.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários