Pará – O Governo do Pará entregou, na quarta-feira (22), em Santarém, oeste paraense, o terceiro Hospital de Campanha para o combate ao novo coronavírus e o serviço de transporte aeromédico. A estrutura fica no espaço Pérola do Tapajós, com 120 leitos, distribuídos em uma área de 3,6 mil metros quadrados.
O transporte aeromédico contará com um helicóptero AS350 B2 (Saúde 01) e uma equipe composta por um piloto, uma enfermeira e um médico, que darão apoio aos pacientes que precisem se deslocar para os hospitais de referência, como o Regional do Baixo Amazonas.
O protocolo de atendimento está sendo montado e, assim que concluído, os municípios serão informados. Uma outra equipe aeromédica foi instalada na Base Belém com o helicóptero Saúde 02 (EC130B4).
O Hospital de Campanha em Santarém é uma unidade de retaguarda para a população, que há mais de 40 dias permanece em isolamento social, com redução das atividades. Os pacientes com sintomas da COVID-19 deverão procurar a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24h). Destes, apenas os que estiverem com crise respiratória aguda serão encaminhados ao Hospital de Campanha.
O Hospital de Campanha em Santarém atenderá moradores das regiões do Oeste do Pará, Baixo Amazonas, Xingu e Tapajós e está sendo gerido pela Organização Social Pan-Americana. Além desse hospital, o Governo já entregou um Hospital de Campanha em Marabá, com 120 leitos, em Belém, com 420 leitos e irá entregar o de Breves, com outros 60 leitos.