Governo do Paraná programa a compra de dois helicópteros neste ano

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

O Governo do Estado vai realizar licitações neste ano para a compra de dois helicópteros. O primeiro edital foi lançado nesta quinta-feira (01/11) pela Casa Militar com o objetivo de adquirir uma aeronave biturbina. O valor máximo estimado é de R$ 13.590.840,06 ou US$ 6.716.501,14 e a abertura está prevista para o dia 05 de dezembro de 2012, às 09:30h.

O processo licitatório abre a possibilidade da participação de empresas estrangeiras e será realizado na modalidade de concorrência internacional (No  – 07/2012) e compra pelo menor preço.

O helicóptero será utilizado no auxílio das ações de Defesa Civil, para remoção de vítimas que precisam de atendimento médico de urgência e transporte de autoridades. A aeronave biturbina opera por instrumentos, permitindo que realize atividades noturnas e mesmo com neblina.

Para o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Adilson Castilho Casitas, o novo helicóptero irá garantir mais rapidez nas operações do órgão, que é responsável pelas ações da Defesa Civil. “A aeronave não ficará restrita e em situações graves teremos um equipamento que trará mais eficiência às ações de resgate. Esse helicóptero também atenderá a governadoria do Estado”, disse ele.

GRAER – O segundo edital para compra de um helicóptero monomotor deve ser publicado em dezembro pela Secretaria de Segurança Pública. Com a aquisição da aeronave, o governo implantará no município de Foz do Iguaçu, Oeste, a segunda base descentralizada do Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (Graer) no interior do Estado.

A primeira base foi implantada em setembro pelo governador Beto Richa em Londrina e já realizou cerca de 65 operações nos municípios da região Norte. O Graer é responsável pelo apoio aéreo no policiamento ostensivo e também faz o transporte de pessoas que precisam de atendimento médico de urgência e transporte de órgãos.

Desde a sua criação, em outubro de 2010, o grupamento já resgatou 148 vítimas e realizou um total de 764 missões pelo Paraná. O helicóptero é, inclusive, uma plataforma ágil no combate ao crime, perseguições policiais, captura de suspeitos e identificação de veículos roubados.

Fonte: ANP e DO/PR.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários