CIOPAER/AC socorre índios baleados em Santa Rosa do Purus

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

O governo do Estado, em ação integrada envolvendo Secretaria de Saúde, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil e Militar, além do Exército, mobilizou aparato para salvar a vida dos três índios baleados em tentativa de homicídio ocorrida na noite de sábado, 23, no município de Santa Rosa do Purus, um dos mais isolados do Acre.

resgateindio1

Os três índios da etnia Kaxinawa foram vítimas de um ataque de balas de espingarda calibre 28  realizado por Evangelista Alexandre Amador, de 53 anos, por motivo ainda não explicado. Segundo a secretária de Saúde, Suely Melo, “O indígena Sebastião Kaxinawá, de 47 anos, é o caso mais grave e está passando por uma cirurgia vascular. O índio Carlos Kaxinawá, de 21 anos, também está em estado grave e se prepara para ingressar no leito cirúrgico. Já o índio Ventura Kaxinawá, de 37 anos, apresenta um quadro estável e não precisará passar por cirurgia”.

Como o crime aconteceu na noite de sábado, não foi possível deslocar efetivo médico até o município devido as condições de voo. O resgate só foi possível na manhã deste domingo, 24, quando o governo, através de suas forças integradas, mobilizou um helicóptero “Hárpia” do CIOPAER e um avião bimotor para o transporte dos pacientes. Após chegarem a capital, os três foram transferidos imediatamente para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco.

resgate

Ainda segundo Suely Melo, durante toda a noite de sábado, médicos do Samu de Rio Branco estiveram em contato direto com o médico de Santa Rosa, ajudando-o nos procedimentos de urgência e auxiliando nos cuidados necessários para manter os índios vivos.

O atirador, Evangelista Alexandre Amador, foi retirado de Santa Rosa pela aeronave do CIOPAER e encaminhado para o presídio de Sena Madureira no final da tarde de domingo. O acusado foi entregue a Polícia Civil do Município para ser interrogado pelo delegado de plantão e em seguida, encaminha-lo ao presídio Evaristo de Moraes, em Sena Madureira.

resgate2

Fonte: Agência de Notícias do Acre.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários