Bahia – Nesta última quinta-feira (15), onze alunos, entre oficiais e praças, cumpriram mais uma etapa do módulo do I Curso de Operações Especiais promovido pelo Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Piauí. Foram quatro dias ininterruptos de instruções teóricas e práticas. Dentre os alunos, sete são da Polícia Militar do Piauí, um do Amazonas, um do Acre, um do Mato Grosso e um do Pará.
O BOPE da Polícia Militar da Bahia ministrou o curso de montanha, retomada de aeronaves, metrô e o curso básico de paraquedismo, este último com o apoio do Grupamento Aéreo da PMBA e do Cel Cid, paraquedista da reserva do Exército Brasileiro. Os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre o histórico do paraquedismo, modalidades, equipamentos, procedimentos de saída da aeronave, posição em queda livre, panes, anormalidades, procedimentos de Emergência, navegação e pouso, dentre outros.
A prova de fogo da instrução ocorreu durante os lançamentos dos alunos, a partir do avião “Guardião 08”, um Cessna Grand Caravan do GRAER. Segundo o instrutor, Coronel Cid, os alunos obtiveram um rendimento muito bom pois foram submetidos a lançamentos reais a uma altura relativamente baixa e com alvo restrito. “A partir de agora estão iniciados na atividade de paraquedismo. Estaremos juntos na mente e no coração em qualquer voo, em qualquer salto, para bem cumprir a missão”, disse o Coronel Cid aos alunos na sua despedida.
A realização desta capacitação aconteceu devido a gestão integrada do Comando Geral da Polícia Militar da Bahia, através do seu Comando de Policiamento Especializado, Comando do Grupamento Aéreo, Comando do BOPE da PMBA, Diretoria de Saúde, Comando do Corpo de Bombeiros da Bahia, Polícia Militar do Piauí e comando do BOPE da PMPI.