- Anúncio -

Bahia – Uma equipe do Grupamento Aéreo (GRAER) da Polícia Militar da Bahia (PMBA) embarcada no Guardião 01 levou apenas 30 minutos para transportar órgãos como coração, fígado, rins e córneas do município de Santo Antônio de Jesus para Salvador, na manhã de terça-feira (27). Por via terrestre o trajeto duraria cerca de 5h.

O transporte com a aeronave foi realizado pela tripulação composta por policiais militares e uma equipe médica. Após pousar no heliponto, situado no Departamento de Polícia Técnica (DPT), no Vale dos Barris, os órgãos serão destinados para unidades hospitalares da capital baiana e para outro estado.

Integrando a tripulação, o médico cirurgião, Bruno Almeida, explicou o destino de um dos órgãos transportados. “Com a otimização do tempo, o fígado será encaminhado imediatamente para o Hospital Português para atender um paciente que espera pelo transplante”, pontuou.

Em razão da compatibilidade e da fila espera dos enfermos transplantados, os rins doados ficarão em estado de conservação a espera de um paciente. As córneas serão armazenadas no Hospital Roberto Santos e o coração será transportado para a cidade de Curitiba, Paraná.

“Iniciamos o dia com a sensação de salvar vidas. Sempre damos apoio ao transporte de órgãos, pois, nesses casos, a celeridade é imprescindível para o sucesso do transplante”, destacou o comandante do GRAER, tenente coronel Renato Lima.

- Anúncio -