GRAER da Polícia Militar da Bahia recebe seus novos futuros pilotos

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

No dia 10 de agosto de 2004, a Polícia Militar da Bahia enfrentava o desafio de se modernizar e de dotar as suas estruturas de um serviço contemporâneo, o sistema de policiamento ostensivo aéreo. Tudo decorrente da própria exigência da sociedade. Nesta esteira, um grupo de Oficiais da PMBA liderado pelo então Maj PM Lázaro Raimundo Oliveira Monteiro, a época exercendo a função de Chefe do Serviço de Gestão da Qualidade da PM, apresentou, durante o 1º Seminário de Esclarecimentos sobre a Futura Atividade da Aviação Policial na PMBA, um projeto para implantação do Radiopatrulhamento Aéreo, sem precedentes no Estado na Bahia.

A 1ª Geração de Oficiais Pilotos do GRAER recebendo o kit piloto em Agosto de 2004.

Este projeto se concretizou, cresceu e, passados exatos 10 anos, com uma vasta atuação em missões de segurança pública e defesa civil, o GRAER, com seu firme propósito pela busca da excelência e pelo seu completo êxito na prestação de serviços à sociedade, renova-se.

A construção em andamento das Bases Avançadas pelo interior do Estado da Bahia, concomitantemente, demanda a antecipada formação e capacitação de recursos humanos especializados, em todos os seus níveis.

No dia 4 de agosto de 2014, apresentaram-se, na sede do GRAER, 10 (dez) novos Oficiais futuros pilotos que, após exaustivo processo seletivo que envolveu rigorosas exigências intelectuais, físicas e estrito atendimento ao perfil psicológico profissiográfico exigido para a atividade, foram selecionados para o Curso de Piloto Policial sem qualquer tipo de restrição, limitação ou pendência de natureza administrativa ou jurídica, sendo 7 (sete) selecionados para o curso de helicóptero e 3 (três) para o de avião.

piloto1

O grupo, já conhecido como G10, compõe a 3ª geração de pilotos do GRAER e chegam há exatamente 10 anos,
após a primeira turma de pilotos fundadores da Unidade. Na foto, todos estão sendo recepcionados pelo Cmt do GRAER.

O Maj PM Wolney, Chefe da Unidade de Instrução e Treinamento (UIT), recepcionou os novos integrantes e os guiou durante ambientação na nova Unidade.

piloto2

Durante a semana, eles visitaram as instalações e foram instruídos sobre as rotinas do Grupamento, administrativas e operacionais. Assim, também receberam as primeiras noções sobre as atividades aeropoliciais. Os neófitos ficaram tentos às orientações no Auditório e na mesa de reuniões da Sala de Operações/Briefing.

piloto4

piloto5

Coube ao TripOp SGT PM MAURINO a missão de fazer a apresentação geral das instalações, equipamentos e aeronaves aos Oficiais recém chegados e futuros pilotos da Unidade.

piloto7piloto6piloto5piloto8

A CAP PM GIZELE, Gestora de Contratos, recepciona os neófitos e explica as peculiaridades da sua seção. Já o TEN PM ANANIAS, Almoxarife, faz o pagamento de material e esclareceu as dúvidas.

piloto10

piloto9

Como parte do Programa de AMBIENTAÇAO DO GRAER, no dia 07 de agosto, os futuros pilotos tiveram as atividades encerradas com uma solenidade no auditório da Unidade. Nessa oportunidade, houve a participação da tropa e de familiares dos neófitos.

Durante a solenidade, os Oficiais também foram apresentados ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado da Bahia, Dr. JAQUES WAGNER, que estava em trânsito pelo GRAER. A solenidade foi presidida pelo Sr. Cel PM Carlos Sebastião Eleutério Filho, Subcomandante Geral da PMBA, e prestigiada pelo Sr. Cel PM Mozart Santos Lima, Diretor de Ensino da PMBA, responsável por todo o processo de seleção e contração dos cursos.

Presentes também ao evento, o Diretor de Aviação da Casa Militar do Governador, Maj PM Manuel Paulo Muniz Júnior, e as Doutoras NEUZA e FLÁVIA ZAMARIOLI, Psicólogas Especializadas em Fatores Humanos na Aviação.

piloto11

O grupo recebeu os cumprimentos do Exmº Sr. Dr. Jacques Wagner, Governador do Estado, acompanhado do Ilmo. Sr. Cel PM Mozart, Diretor de Ensino da PMBA, do Sr. Ten Cel PM Lázaro, Comandante do GRAER e demais Oficiais da Unidade.

Ao final do evento, foi solenemente entregue a cada Oficial, (da mesma forma que houve em 2004) e pelas autoridades presentes, o já tradicional “Kit Piloto”: um conjunto de itens destinados à atividade aeronáutica tais como macacão, luva, jaqueta de voo, Caderneta Individual de Voo (CIV), publicações sobre aviação, souvenirs. Tudo devidamente acondicionado em uma mochila tática.

piloto12

piloto16

O kit piloto formado pelo macacão, blusão, luvas e botas de voo, camisetas padronizadas, CIV, cartões de visita, CREW Tag, publicações e souvenirs, tudo acondicionado em uma mochila tática.

piloto17

Os novos Oficiais garbosamente pousam com seus respectivos kits ao lado do Sr Cel PM ELEUTÉRIO, Subcomandante Geral da PMBA.

piloto13

Já no dia 08 de agosto, houve a parada mensal do GRAER, quando o Ten Cel PM LÁZARO apresentou os novos Oficiais à tropa, com palavras de incentivo e votos de boa sorte. Naquela oportunidade, cada Oficial recém chegado falou à tropa, apresentou-se e deixou a sua mensagem de agradecimento. Coube ao Trip OP Subten PM VIANA fazer uma saudação especial a todos os 10 (dez) Oficiais recém chegados e futuros pilotos do GRAER. Após a parada militar, houve um churrasco de confraternização com o público presente, oportunidade em que também se comemorou o aniversário do Cmt do GRAER, Ten Cel PM LÁZARO, ocorrido na semana anterior.

piloto18

Perante o GRAER, em formatura militar, o Ten Cel PM LÁZARO apresenta os futuros pilotos da Unidade a toda a tropa. Coube ao Subten PM VIANA, TriP Op, saudar, em nome da tropa, os recém-chegados.

piloto19

Todos os novos Oficiais apresentaram-se e deixaram sua mensagem à tropa. Após a Parada Militar, houve um churrasco de confraternização ambientado no hangar leste do GRAER.

EFAI – Os 7 (sete) selecionados para asa rotativa seguiram, no dia 10 de agosto de 2014, para Belo Horizonte – MG, onde, a partir do dia 11 de agosto, realizarão toda a formação e capacitação na Escola de Aviação EFAI. A escola, conceituada por formar pilotos de helicóptero do Brasil inteiro, evidencia os aspectos que envolvem a diferença de treinamento para pilotos cujas atividades são direcionadas para ações policiais e de bombeiro. Nessas atividades, há uma exposição simulada aos riscos específicos da atividade segurança pública e de defesa civil, tais riscos são adicionados aos outros riscos já existentes na aviação.

piloto22piloto21

Oficiais recém chegados e futuros pilotos de helicóptero. Da esquerda para direita: Ten PM Edson Pereira Suzart Segundo; Cap PM Sergio Costa Nogueira; Cap PM Danusa de Oliveira Andrade; Cap PM Arthur Miranda de Faria; Cap PM Maíra Galindo; Cap PM Juraci Adães Motta Júnior; e Cap PM Fabrício Santana Sacramento.

AVIÃO – Já os 3 (três) selecionados para o curso de asa fixa realizarão o curso na Escola Dumont, localizada no Estado do Mato Grosso do Sul, onde farão toda a formação e capacitação para conduzir uma aeronave policial nas suas diversas aplicabilidades. Entretanto, ainda aguardam a finalização do processo licitatório que se encontra em andamento e que, em breve, estarão em solenidade similar a que se realizou no ultimo dia 8 de agosto O kit piloto já está pronto aguardando para ser entregue.

piloto14

Ainda no universo da formação aeronáutica, tanto para asa fixa, como para asa rotativa, os futuros pilotos serão submetidos a todas as capacitações teóricas e práticas, além de treinamentos complementares necessários a atividade, a saber: formação de piloto privado, formação de piloto comercial, IFR, adaptação ao voo do esquilo (no caso PCH), curso de segurança de voo, CRM, inglês técnico de aviação. Ao final do processo, com a emissão, pela ANAC, das habilitações exigidas para os aprovados, haverá a formação completa de PILOTO COMERCIAL com IFR tanto para avião, como para helicóptero.

Todas essas etapas, com vistas à formação de um piloto policial de helicóptero, decorre de um processo licitatório procedido pelo Departamento de Ensino da PMBA. A empresa EFAI foi vencedora, totalizando um investimento de R$ 2.331.000,00 (entre custos de formação, bem como de mobilização de pessoal), o que exigiu elevada capacidade gerencial para alocação dos recursos por parte do Comando Geral PMBA e do próprio Governo do Estado da BAHIA.

TEN CEL LÁZARO – Afirma o Cmt do GRAER: “Com essa solenidade estamos buscando manter a tradição de nossos ritos, no caso, o rito de iniciação, alinhada à tese do sucesso inicial. É motivador ver a atenção dos neófitos. Nossa responsabilidade é grande em guiar esses jovens, os quais, por certo, garantirão a continuidade da nossa aviação. Aproveitamos para chamá-los à responsabilidade na dedicação aos estudos exigida ao curso, pois sabemos que o desafio é grande para essa formação. Desejamos boa sorte a todos “.

E, desta forma, segue o GRAER com sua visão de futuro, pautado na consolidação dos objetivos para o qual fora criado, avançando na formação e na capacitação dos seus recursos humanos, esforçando-se para continuar a ser uma referência de serviço público de qualidade.

piloto15

NOVOS GUARDIÕES… SEJAM BEM VINDOS A AVIAÇÃO! GRAER!

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários