Início das operações do Graer/AM em foco

Com a estréia do Grupamento Aéreo (Graer), que fará o patrulhamento da segurança pelo ar, a Polícia Militar do Amazonas inicia hoje (15Jan10) a operação “Paz na metrópole 2010”. A meta é diminuir nas áreas coordenadas por Companhias Interativas Comunitárias (Cicom), em 15% a 30%, o índice de criminalidade nos municípios que compõem a Região Metropolitana de Manaus (RMM), e de 10% a 20%, por zona da capital, até o dia 8 de fevereiro. E isso garantirá a aos PMs o recebimento do 14º e 15º salários, como previsto na lei estadual nº 264/2009.

Operação do Graer/AM em Manaus

As metas foram apresentadas na manhã de ontem pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dan Câmara, durante coletiva à imprensa local. Ele também prometeu nessa primeira versão do ano, do “Paz na Metrópole”, que a cidade será sitiada pelo ar com o Graer, pelo rio com as frotas aquáticas e por diversas barreiras formadas policiais militares em áreas estratégicas, desta forma gerando um “choque de segurança” em Manaus. “Isso será possível porque trabalharemos em conjunto com a Secretaria de Estado da Segurança”, disse o comandante da PM.

A corrida da corporação pela redução da criminalidade nesse período da operação tem como principal alvo a diminuição com relação a roubos e furtos, que segundo Dan Câmara, “é a principal reclamação da comunidade”. O comandante da PM explicou que casos como de crimes de homicídio é necessário levar em conta questões que fogem da competência da PM, e que o combate ao narcotráfico é feito em conjunto com outras instituições como a Polícia Federal.

Para alcançar as metas, Dan Câmara disse que o Graer será fundamental na coordenação do patrulhamento aéreo, com os helicópteros da Força Nacional, e orientação as equipes de duas e quatro rodas, e até mesmo as aquáticas, “fechando o cerco da criminalidade com o monitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops)”.

A equipe do Grupamento Aéreo é formada atualmente por agentes da Força Nacional e alguns policiais amazonenses, já capacitados para as operações aéreas com helicóptero. “O patrulhamento aéreo facilitará o campo de visão e o deslocamento durante a operação”, afirmou Dan Câmara.

Na manhã de ontem, o Grupamento Aéreo, atualmente comandado pelo major Cláudio Silva, atual comandante do Raio, fez treinamento e demonstrações no pátio do Comando Geral da PM, em Petrópolis, Zona Sul. Antes mesmo, de iniciar a operação, Dan Câmara lembrou que a atuação do Graer já mostrou resultados, como o das apreensões feitas no último sábado, de uma quadrilha de encapuzados que furtavam.

A operação “Paz na Metrópole 2010”, segundo Dan Câmara se antecede à “Operação Carnaval”, que também trabalhará com metas, a fim de assegurar o aumento da produtividade e a diminuição da criminalidade. O coronel afirmou ainda que, a cada dia, a 5º seção da PM, responsável pela comunicação social da corporação, fará a distribuição periódica dos resultados da operação.


Veja aqui o vídeo da reportagem local Portal da Amazônia,  sobre o início das operações em Manaus


Fonte: Jornal A Crítica

Dica : blog do Barécop


1 COMENTÁRIO

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

2 × dois =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários