GRAER/AM participa de exercício simulado visando a COPA 2014

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas realizou no dia 14/03, no Centro de Convenções (Sambódromo), o primeiro treinamento simulado do esquema de segurança para os jogos da Copa do Mundo de 2014 em Manaus. Da operação participaram todas as instituições da SSP e outras envolvidas com a segurança do evento, como Polícia Federal, órgãos da esfera municipal, e através do Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo, a Seção de Aviação Aeropolicial (SAP) do Depaertamento da Força Nacional de Segurança Pública, atuando no monitoramento e evacuação aeromédica.

O simulado, considerado pioneiro para a construção de procedimentos operacionais integrados das forças de segurança do Estado, foi estrategicamente planejado visando o Fan Fest, que antecede os eventos principais da Copa do Mundo 2014, a qual impõe ao país sede a condição de alvo potencial de ocorrências críticas.

Seu histórico norteou-se pela seguinte forma: durante realização do Fan Fest no Sambódromo, em Manaus, um cidadão infrator invade um camarote VIP, armado com um revólver calibre .38, dizendo portar um artefato explosivo em sua mochila.

Segundo levantamentos preliminares, o perpetrador da crise é funcionário de empresa que presta serviços de manutenção, aparentando desequilíbrio mental, exigindo o pagamento de seus vencimentos atrasados. Mantendo reféns dentro do recinto, após tentativas de ser retirado do local por agentes de segurança privados, efetua um disparo atingindo um dos reféns.

A partir daí, inicia-se a negociação para remoção deste ferido grave pelo Corpo de Bombeiros e SAMU, para em seguida sua remoção para hospital da rede pública através da aeronave Águia 01, mobilizando agentes de trânsito para o pouso em via pública e entrada no serviço de urgência médica.

Para o GRAER, o evento revestiu-se de importância singular, considerando-se a integração operacional entre todos os entes públicos participantes e o reconhecimento (por parte da coordenação e sociedade) da flexibilidade e rapidez do vetor aéreo.

Fonte: Graer/AM.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

14 − três =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários