Uma publicação no Diário Oficial da Bahia da última sexta-feira (02/03) foi motivo de muita alegria para o efetivo do Grupamento Aéreo da PMBA (GRAER). O caderno de licitações da edição nº 20.791 trouxe o resultado e a respectiva homologação do pregão presencial nº 001/2012 SSP/DG, referente à aquisição de um avião de “transporte de tropa” para o GRAER. Esta aquisição é resultado de um incansável esforço administrativo originado na PMBA, cujo foco está sempre na excelência da prestação de serviços à comunidade e na busca por resultados positivos.
O projeto, concebido pelo GRAER e acatado pelo Comando Geral da PM que o encaminhou à Secretaria da Segurança Pública (SSP), nesta foi reavaliado, aprovado e enviado para a Secretaria Nacional da Segurança Pública (SENASP), órgão em que foi submetido à apreciação de uma comissão técnica e do Conselho Gestor do PRONASCI (Programa Nacional de Segurança com Cidadania).
Aprovado in totum, foi viabilizada a liberação de recursos na ordem de R$ 5 milhões de reais para a aquisição da aeronave, que beneficiará toda a população baiana com ações na área da segurança pública, principalmente na mobilização de tropa especializada para atender protamente as ocorrências de alta complexidade em qualquer região do estado.
A licitação, cujo edital foi criteriosamente elaborado, ocorreu sem problemas e após a publicação do resultado e da homologação aqui pontuados, o contrato deve ser assinado ainda no mês corrente, com prazo de entrega da aeronave previsto para 06 (seis) meses.
O mais novo Guardião da frota do GRAER é, sem dúvida, uma grande conquista para o Grupamento, para a PMBA, para a SSP e, por que não dizer, para a aviação nacional de segurança pública, haja vista tratar-se do primeiro avião de transporte de tropa comprado novo para uma unidade de aviação de segurança pública no Brasil.
A aeronave adquirida por R$ 5.109.486,79 (cinco milhões cento e nove mil quatrocentos e oitenta e seis reais e setenta e nove centavos) é um monomotor a reação, modelo GRAND CARAVAN, fabricação americana e será fornecida pela empresa Cessna Aircraft Company.
O avião, com capacidade para transportar até doze passageiros e dois tripulantes, tem autonomia para cruzar a Bahia entre seus extremos, ou seja, pode deslocar entre as localidades mais distantes no estado sem a necessidade de abastecimento de combustível, característica operacional que será um diferencial no transporte tático emergencial de tropa PM. Possui, ainda, kit que permite uma rápida conformação da aeronave para a configuração de transporte aeromédico, o que vocaciona o novo Guardião, também, para emprego no transporte de vítimas de trauma.
Com esta recente aquisição, a frota da aviação policial-militar baiana é elevada para 06 (seis) aeronaves: 03 (três) helicópteros modelo Esquilo, 02 (dois) aviões Super Ximango e 01 (um) avião Grand Caravan.
Feliz em, por meio de acontecimentos como o que aqui ora é registrado, melhor poder servir à sociedade, o Comando do GRAER reafirma o compromisso desta Unidade Aérea em socorrer e proteger, do céu, toda a população baiana, todos os que nos visitam e todos os que, na Terra do Senhor do Bonfim, venham a residir.
Fonte: GRAer/BA – Fotos: Cessna