GRAer/BA adquire avião Cessna Grand Caravan

Uma publicação no Diário Oficial da Bahia da última sexta-feira (02/03) foi motivo de muita alegria para o efetivo do Grupamento Aéreo da PMBA (GRAER). O caderno de licitações da edição nº 20.791 trouxe o resultado e a respectiva homologação do pregão presencial nº 001/2012 SSP/DG, referente à aquisição de um avião de “transporte de tropa” para o GRAER. Esta aquisição é resultado de um incansável esforço administrativo originado na PMBA, cujo foco está sempre na excelência da prestação de serviços à comunidade e na busca por resultados positivos.

O projeto, concebido pelo GRAER e acatado pelo Comando Geral da PM que o encaminhou à Secretaria da Segurança Pública (SSP), nesta foi reavaliado, aprovado e enviado para a Secretaria Nacional da Segurança Pública (SENASP), órgão em que foi submetido à apreciação de uma comissão técnica e do Conselho Gestor do PRONASCI (Programa Nacional de Segurança com Cidadania).

Aprovado in totum, foi viabilizada a liberação de recursos na ordem de R$ 5 milhões de reais para a aquisição da aeronave, que beneficiará toda a população baiana com ações na área da segurança pública, principalmente na mobilização de tropa especializada para atender protamente as ocorrências de alta complexidade em qualquer região do estado.

A licitação, cujo edital foi criteriosamente elaborado, ocorreu sem problemas e após a publicação do resultado e da homologação aqui pontuados, o contrato deve ser assinado ainda no mês corrente, com prazo de entrega da aeronave previsto para 06 (seis) meses.

O mais novo Guardião da frota do GRAER é, sem dúvida, uma grande conquista para o Grupamento, para a PMBA, para a SSP e, por que não dizer, para a aviação nacional de segurança pública, haja vista tratar-se do primeiro avião de transporte de tropa comprado novo para uma unidade de aviação de segurança pública no Brasil.

A aeronave adquirida por R$ 5.109.486,79 (cinco milhões cento e nove mil quatrocentos e oitenta e seis reais e setenta e nove centavos) é um monomotor a reação, modelo GRAND CARAVAN, fabricação americana e será fornecida pela empresa Cessna Aircraft Company.

O avião, com capacidade para transportar até doze passageiros e dois tripulantes, tem autonomia para cruzar a Bahia entre seus extremos, ou seja, pode deslocar entre as localidades mais distantes no estado sem a necessidade de abastecimento de combustível, característica operacional que será um diferencial no transporte tático emergencial de tropa PM. Possui, ainda, kit que permite uma rápida conformação da aeronave para a configuração de transporte aeromédico, o que vocaciona o novo Guardião, também, para emprego no transporte de vítimas de trauma.

Com esta recente aquisição, a frota da aviação policial-militar baiana é elevada para 06 (seis) aeronaves: 03 (três) helicópteros modelo Esquilo, 02 (dois) aviões Super Ximango e 01 (um) avião Grand Caravan.

Feliz em, por meio de acontecimentos como o que aqui ora é registrado, melhor poder servir à sociedade, o Comando do GRAER reafirma o compromisso desta Unidade Aérea em socorrer e proteger, do céu, toda a população baiana, todos os que nos visitam e todos os que, na Terra do Senhor do Bonfim, venham a residir.

Fonte: GRAer/BA – Fotos: Cessna

11 COMENTÁRIOS

  1. Um grande avanço para a aviação de segurança pública: Autorização pela Secretaria nacional de segurança pública, para aquisição de uma aeronave de asa fixa. Que esta seja a primeira de uma outras que venham incrementar os grupamentos aéreos deste país,tornando o atendimento à população cada vez mais ágeis e eficientes. Parabéns aos Oficiais e Praças Baianos pela visão e inciativa tão feliz, E bons vôos!!!!

    Cap PM Ronaldo.

  2. PARABÉNS AOS IRMÃOS BAHIANOS PELA AQUISIÇÃO. FELICITO A GESTÃO DO SENHOR TC LÁZARO PELA FORMA COM QUE VEM NORTEANDO AS AÇÕES QUE SÓ TRAZEM ÊXITOS PARA A AVIAÇÃO PARAPÚBLICA NO ESTADO DA BAHIA.

    APROVEITO E DEIXO FORTE ABRAÇO AOS SGTs RICARDO,JULIO,VIANA E IVAN, BEM COMO A TODOS QUE FAZEM O GRAER/BA.

    BONS VÔOS E FIQUEM COM DEUS.

  3. O GRAER não me surpreende, pois continuo acompanhando sua evolução e a revolução que causa na PMBA, desde que estive no NUGAF CPE super auxiliado pelo Cap Luciano e outros valorosos companheiros. Agora no DF, diariamente tenho contato com sua escalada rumo a excelência policial. Parabens!!!!! a sua equipe e seu grande comandante Ten Cel Lázaro.

  4. ME IMPRESSIONA A FORMA PROFISSIONAL, COM QUE A GESTÃO DO TC PM LÁZARO TRATA A AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE DEFESA CIVIL NO ESTADO DA BAHIA.
    UMA UNIDADE AÉREA NOVA, MAS QUE ESTÁ SERVINDO DE REFERÊNCIA ÀQUELAS QUE, APESAR DE TEREM MAIS TEMPO DE EXISTÊNCIA, SEQUER CONSEGUIRAM TIRAR O “PANO-PRETO” ENTRE SEUS INTEGRANTES E QUEBRAR AS “ARESTAS DAS VAIDADES”.
    PARABÉNS AOS NOBRES GUERREIROS “SOTEROPOLITANOS” POR MAIS ESSE EXEMPLO.
    FIQUEM COM DEUS E BONS VOOS.
    CAP PMPE ROMILDO – ASP92.

  5. Parabéns ao GRAER/BA.

    Impressionante em tão pouco tempo de existência, a qualidade humana para conduzir essa Força Aérea Baiana (FAB)!!!

    Realmente o TC Lázaro conduz seus comandados como todo comandante deveria conduzir. Toda semana é um noticiário de aquisição,treinamento ou missões de heroismo.

    A Bahia passa a ser conhecida não só pela alegria e hospitalidade de seu povo(que poderíamos enumerar infinitas qualidades), mas pela forma rápida e inteligente como usa seus recursos.

    Parabéns a todo grupamento por mais esta vitoria.

    Não me surpreenderia se nas próximas semanas este site noticiar mais um acontecimento vindo da Bahia.

    Deus abençoe essa terra maravilhosa com seu povo alegre e gentil.

    Daniel Neves Santos
    Coord. Médico Resgate Rod. Fernão Dias

  6. Parabéns mais uma vez ao TC Lázaro pelo trabalho incansável na busca pela excelência no GRAER! A Bahia e todos os soteropolitanos tem uma dívida impagável pelo seu trabalho e de sua equipe frente à aviação de segurança em seu Estado. A Bahia é exemplo de eficiência e competência para todos os demais estados pelo tanto que conquistou em tão pouco tempo! Planejamento e execução sem par!
    Tenho orgulho de ter bisavós baianos e é uma pena minha família não ter permanecido nesta terra abençoada, pois muito provavelmente, estaria voando com vocês!

    Abraço especial aos meus amigos Maj Renato e Cap Hérlon.
    Sucesso sempre!

    Maj Michel

  7. Major Michel,

    Obrigado pelas palavras elogiosas, elas servem de combustível para continuarmos nessa proa. O bom é que do “conforto” e do “balançar” da rede e bem “devagarinho” conseguimos fazer as coisas acontecerem, ao estilo baiano, é claro…rsrsrsrs. Ainda dá tempo de pedir a cidadania “baiana”, aqui no Farol da Barra, com muito acarajé e água de côco. Tenha a certeza de que será bem vindo.

    Forte abraço,

    Hérlon

  8. Parabéns ao meu amigo de CGUAPO e xará baiano. Ainda voo pouco, mas fico sempre muito feliz com as vossas realizações na Bahia. Um abraço aos comandantes Renato, Volnei e demais colegas da base de afonsos/PAN2007.
    Felicidades e Bons voos!

  9. Parabéns aos irmãos pela aeronave e por tornarem, a aviação de segurança publica cada dia maior, em tamanho e em realizações
    Forte abraço ao Sgt Ricardo e aos demias companheiros de asa.
    Nós voamos por vidas !!!

  10. Parabéns pela nova aquisição. As distâncias no interior se tornarão bem mais próximas.
    Abraços e que Deus proteja nossos guardiões alados de todo o Brasil!

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

1 × quatro =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários