GRAER/BA monitora operação da Copa das Confederações com novo sistema de imagem (FLIR)

No dia 22 de junho começou mais uma etapa do GRAER/Bahia, com uma tecnologia mais avançada de captura e transmissão de imagem da cidade, técnicos da Secretaria de Grandes Eventos (SESGE), finalizaram os trabalhos de instrução de operação do sistema imageador com os tripulantes operacionais e pilotos, bem como a conclusão da instalação dos equipamentos que vão monitorar a cidade. Esta nova tecnologia teve inicio com os jogos da Copa das Confederações, mas será um investimento que ficará a serviço da sociedade baiana.

Sistema Imageador (FLIR) instalado na aeronave Guardião 01

O técnico Jeter responsável pela instrução de operação ensina como utilizar os recursos oferecidos pelo sistema, como captura imagem, plotar pontos específicos, gravar e enviar as imagem para os centros de controle, que são: Quartel do Comando Geral nos Aflitos, Centro Tecnológico na Paralela e CenOp na Base Guardião no aeroporto.

Ten PM Solon, piloto em instrução de operação do FLIR

O Ten Cel PM Lázaro, Comandante do GRAER, juntamente com o efetivo de serviço participou de perto de todo processo de instalação do novo sistema de imagem, a equipe não limitou esforços para que tudo saísse conforme o esperado. Pode-se perceber por parte dos policiais envolvidos a satisfação em ter em nosso GRAER este equipamento que com certeza será mais uma ferramenta que auxiliará no árduo serviço de prestar uma segurança à população com qualidade e profissionalismo.

Sgt PM Viana fixando a antena de recepção da imagem do FLIR

O tripulante operacional, operador direto do equipamento tem a possibilidade de manipular a câmara localizada na parte externa da aeronave, direcionando-a para onde deseja obter o foco, facilitando assim uma melhor visualização do local, por parte do comando da operação o que irá influenciar num melhor controle e distribuição do policiamento.

Sgt PM Mamédio realizando testes de monitoramento através do helicóptero

Fonte/Fotos: GRAER/BA

1 COMENTÁRIO

  1. Orgulha-nos o profissionalismo dos companheiros pela busca continua de novas tecnologias que os conduzem à excelência na prestação de serviços de Segurança Publica e Defesa Civil à população baiana.

    Em 2011 tivemos a oportunidade de operar com o FLIR no Guardião 03 no levantamento de incêndios florestais capturando imagens dos incêndios florestais no Oeste baiano e Chapada Diamantina. A imagem em IR nos deu uma noção mais apurada da intensidade dos incêndios àquela época e proporcionou uma visão diferenciada pois estávamos às cegas, sem pontos de referência e cobertos pela fumaça. Com as imagens obtidas pelo FLIR pudemos analisar a intensidade das frentes de fogo e locar com segurança os pontos de ataque onde as GCIF (Guarnições de Combate a Incêndio Florestal) passaram a ser lançadas no terreno nos pontos mais frios e com segurança. Como trabalhamos intensamente com incêndios florestais, a nova tecnologia muito auxiliará o Comando de uma operação pois terá imagens em tempo real e poderá definir mais rapidamente definir as estratégias de ataque e lançar, ainda com mais segurança os combatentes na linha de fogo.
    Parabéns ao GRAER/BA pela nova aquisição. Rogamos a Deus que continue lhes dando as condições adequadas e continuem proando rumo a excelência na prestação de serviços de segurança publica e defesa civil à sociedade baiana e onde forem requisitados a operar.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

dois × cinco =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários