GRAer da PM da Bahia realiza resgate de vítimas em prédio em chamas

Bahia – Uma briga entre casal terminou em susto na manhã deste sábado, 25, na Rua J.J. Seabra, na Baixa dos Sapateiros. Após discussão, um homem provocou o incêndio que destruiu o andar superior do prédio ocupado por moradores do Movimento dos Sem-Teto da Bahia (MSTB). Todos os ocupantes foram resgatados com vida, mas o casal pivô da tragédia fugiu.

A confusão começou durante a noite, na ceia de Natal, quando o rapaz de prenome Vado arrancou a mangueira do gás de cozinha e ameaçou destruir o lugar. “Ele e a mulher, Janete, tinham brigado por ciúme e a gente conseguiu colocar ele para fora. Pela manhã, ele voltou com a gasolina e botou fogo em tudo”, contou Amadeu Moreira dos Santos, pedreiro, último ocupante a ser retirado do local do incêndio.

Mais de 36 famílias moravam no prédio. O resgate foi realizado pelo Corpo de Bombeiros e pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (GRAer). O soldado da PM David Márcio estava passando pelo local e também colaborou. Ele diz ter ajudado a retirar cerca de 30 pessoas do local. “Trabalho na companhia aqui do bairro e estava indo para a corporação. Muita gente dormia no momento em que tudo ocorreu”.

O Resgate – De acordo com o tenente Macedo, responsável pela operação do Corpo de Bombeiros na área, outras três pessoas foram resgatadas do prédio pela escada magirus.

As cinco pessoas que subiram ao terraço para escapar das chamas, sendo três adultos e duas crianças, foram resgatadas de helicóptero. “O maior desafio foi a intensidade do fogo. Lá em cima, as pessoas estavam desesperadas, pois as chamas estavam se aproximando rápido”, contou o 1° Sgt PM Ivan Paulo, do Graer, após realizar o primeiro resgate de incêndio, com helicóptero, da carreira. O Guardião tinha como comandante o Cap PM Wolney, como COA o Cap PM César Ricardo  e como tripulantes operacionais o Sgt PM Ivan e Sgt PM Mamédio.

Todas as cinco pessoas foram atendidas por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e liberadas em seguida. A pequena Aleandra Vitória, de 7 anos, filha de Amadeu Moreira, recebeu o carinho do pai, tranquilizado após o susto. “Eu queria amarrar uma corda na cintura e pular. Ainda bem que o resgate chegou antes”, desabafou ele.

Muitas pessoas saíram do local apenas com a roupa do corpo. “A gente acordou na chama. Ainda não deu tempo saber de nada. Ficou tudo lá dentro, comida, colchão. Nós ainda conseguimos pegar algumas roupas e só”, revelou um guardador de carro que vivia no prédio, mas não quis se identificar. Para ele, esse Natal não foi um momento de celebração, mas de tristeza.

Confira o vídeo do resgate:


Fonte : A Tarde Online


11 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de parabenizar o Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia pelos excelentes serviços prestados à sociedade baiana e, neste fato específico, enaltecer a destreza da tripulação do Guardião. As imagens do resgate são impressionantes. Parabéns aos Capitães Wolney e César Ricardo e aos Sargentos Ivan e Mamédio!

  2. O GRAER PMPA parabeniza a tripulação e o GRAER PMBA como um todo, na pessoa do Cmte Cap Wolney, pela difícil missão realizada de forma perfeita, salvando vidas.
    Um forte abraço de seus amigos do Norte.
    Cap Freitas

  3. Parabéns a toda tripulação que participou deste salvamento!
    Todos nós sonhamos um dia com a oportunidade de fazer parte de um socorro como este, mas com certeza, ele só ocorre quando uma equipe está preparada para cumprir sua missão – escolha de Deus.

    Parabéns aos escolhidos!

    Cap FN Michel

  4. Ao GRAER BA. Parabens a toda equipe, pois as ações, na aviação, só se concretizam quando se tem uma liderança eficaz, treinamento tático, equipamentos de segurança adequados, perfil técnico e psicologico, e essas caracteristicas, o GRAER, vem conquistando em todas as suas intervenções.

  5. Parabéns ao amigos, Baianos…todos sabemos do profissionalismo deste Grupamento que em tão pouco tempo de criação, vem ganhando o respeito de todos no Brasil…digo mais irmãos este vídeo deveria ser visto por nossos políticos e críticos alguns dentro de nossas próprias corporações, que sempre se referem aos custos de uma Unidade Aérea, agora pergunto aos mesmos, quanto vale a vida destas cinco pessoas? Sendo assim apenas com esta operação vcs justificaram e calaram a boca de muitos e ainda tem muito credito pra gastar durante anos.
    Feliz novo ano…a todos.
    Cap ARANTES GRAer-Go (CARCAÇA ZERO UNO)

  6. Excelente trabalho militares, os verdadeiros heróis são vcs, somos nós que estamos todos os dias nas ruas matando um leão por dia com as ferramentas precárias q o Estado nos fornece.Vcs são exemplo de coragem e serviços!
    obs:Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia também é composta por militares do CBM haja vista que são uma força só…
    “Vidas alheias e riquezas salvar”… e proteger.

  7. Ao rever algumas fotos de companheiros de outros Grupamentos aéreos do Brasil, me deparei com a foto do amigo e exímio Piloto Policial, Cmte Volney. A foto era exatamente dessa ocorrência, que foi a demonstração de perícia e conhecimento dos limites da máquina, além de um gerenciamento de crise ímpar. Uma operação arriscada, que coloca em jogo a vida de todos envolvidos. Mas como dizem os mais experientes, “só se faz o que se treina!”. Parabéns Mais uma vez Cmte Volney! Vocês foram os heróis dessa cena. Recordar é viver! Que as bênçãos do divino mestre sempre ilumine os voos dos integrantes do Graer PMBA, e que vocês sempre sejam o alívio do sofrimento daqueles que esperam por um Socorro! Ten Cel BM Farley

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

13 + vinte =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários