GRAER/PR apoia BOPE em Curso de Operações Especiais

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Paraná – Como forma de melhor preparar os alunos do Curso de Operações Especiais (COESP), promovido pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da PMPR, o Grupamento Aeropolicial-Resgate Aéreo (GRAER) participou do processo de formação desses militares estaduais, efetuando o apoio aéreo em instruções e, também, no transporte de equipamentos para localidade de difícil acesso na Serra do Mar.

Na última quinta-feira à noite, dia 16, os alunos passaram por instruções teóricas, no hangar do Grupamento, a respeito das aeronaves em operação, bem como sobre técnicas de embarque e desembarque a baixa altura, rapel, helo casting, dentre outras. O Objetivo foi prepara-los para o dia seguinte, quando efetuaram treinamentos práticos na área da represa de Mananciais da Serra, região de Curitiba, inclusive com exercícios na água.

A operação envolveu duas aeronaves do GRAER, um BELL BH06 (Falcão 02) e um EUROCOPTER EC130 B4 (Falcão 04), e contou com a presença de todos os pilotos e tripulantes operacionais multimissão do Grupamento. Com isso, além do suporte aéreo às instruções do COESP, buscou-se a garantia de níveis elevados de segurança operacional, uma vez que o voo envolvia alunos que, na sua maioria, nunca tiveram contato com aeronaves antes.

Além da participação nas instruções, o GRAER também apoiou o COESP na manhã deste dia 21 de agosto, com o transporte de equipamentos dos mais diversos tipos e finalidades para a Base de Instruções de Canavieiras, localizada na Serra do Mar, em região de difícil acesso, inclusive para viaturas.

O apoio aéreo visou, além da rapidez na movimentação dos equipamentos até a Base, a garantia de que os mesmos não se danificassem. Para essa missão à Base de Canavieiras, utilizou-se a aeronave Falcão 04, tendo em vista sua capacidade de transporte de carga, que, além dos pilotos, contou com dois tripulantes operacionais multimissão.

O Grupamento Aeropolicial-Resgate Aéreo do Paraná, com esse apoio às atividades desenvolvidas pelo Batalhão de Operações Especiais, no que se refere ao preparo dos militares estaduais que estão em formação no Curso de Operações Especiais, demonstra a elevação da capacidade operacional e estratégica das entidades de Segurança Pública com o emprego da aviação, concretizando, o valor das aeronaves para as diversas necessidades do segmento.


Fotos: Divulgação.

- Anúncio -

1 COMENTÁRIO

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários