Pará – Ações de prevenção e cuidados para evitar afogamentos e resguardar vidas estão sendo desenvolvidas durante a Operação Verão 2021, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) para garantir mais segurança aos banhistas nas praia e balneários do Pará.

Na manhã de sábado (17), foi realizada uma simulação de salvamento aquático na praia do Atalaia, que fica em Salinas, nordeste do estado. O objetivo foi treinar as equipes do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP) e do Corpo de Bombeiros Militar que atuam nessa época do ano nas localidades que recebem muitos turistas.

A simulação foi feita em duas etapas. No primeiro momento, pelo ar, a equipe do GRAESP juntamente com um socorrista do Corpo de Bombeiros sobrevoaram o mar até o local do “afogamento”, de onde o socorrista saltou do helicóptero para o salvamento. Na segunda etapa, os guarda vidas seguiram de jet ski para resgatar a “vítima” até a faixa de areia para prestar os primeiros socorros.

“Na simulação, a pessoa sinaliza que está se afogando, o helicóptero vai ser acionado, vamos lançar os bombeiros na água para estabilizar a vítima, aguardar o veículo aquático e trazer até a areia, para que os primeiros socorros sejam feitos” , explicou o piloto da aeronave do GRAESP, Tenente coronel Auad.

O Capitão do Corpo de Bombeiros, Max Robledo, responsável pela coordenação do salvamento destacou a importância da simulação para os banhistas na praia. “Esse tipo de ação é muito importante não só para nós, mas principalmente para que a população possa ver como atuamos, quanto esse tipo de ação é complexa e perceba que estamos preparados, caso haja a necessidade de realizar um salvamento no mar”, concluiu o militar.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

2 × um =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários