GRPAe/SP passa a ter comando de Coronel

Desde o dia 13 de fevereiro de 2012 o Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar do Estado de São Paulo passou a ser comandado por Coronel. Quem assumiu essa função foi o Cel PM Marco Antônio Severo Silva. O Cel PM Severo comandou o Grupamento Aéreo, no período de junho de 2010 a agosto de 2011, quando essa função ainda era de Tenente Coronel. O subcomando da Unidade é exercido pelo Tenente Coronel PM Ricardo Gambaroni.

A Polícia Militar de São Paulo possui a maior frota de aeronaves do Brasil na atividade de segurança pública, contando com 24 helicópteros e 5 aviões, sendo que, 21 helicópteros atuam diretamente na atividade de policiamento, salvamento e resgate aeromédico, 2 helicópteros são utilizados para instrução e formação de pilotos e um helicóptero biturbina para transporte de dignitários. No ano de 2010 o GRPAe realizou 15.509 missões e voou 6.970 horas, em 2011, foram 19.850 atendimentos e 8.996 horas voadas.

No últimos anos, após elaboração de planejamento estratégico, o GRPAe passou por um processo gradativo de desconcentração de suas atividades, sendo que, atualmente, possui 10 Bases destacadas, localizadas nas cidades de Campinas, São José dos Campos, Bauru, Praia Grande,  Ribeirão Preto, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Sorocaba, Piracicaba e Araçatuba. As Bases estão sediadas na área de um Comando de Policiamento do Interior, responsável pelo emprego operacional e cada Base conta com um Águia, sendo que os demais ficam baseados na Base de São Paulo, Capital.

A Polícia Militar de São Paulo iniciou projeto para inclusão do resgate aeromédico nas Bases do interior. Além da Base de São Paulo, a Base de Campinas já iniciou esta atividade e vem alcançando excelentes resultados em prol do cidadão. A Polícia Militar possui vários projetos na área de tecnologia e inteligência e o GRPAe está inserido nesse processo, buscando a excelência em suas atividades.

22 COMENTÁRIOS

  1. Aos amigos do GRPAE em geral e ao Sr. CEL PM SEVERO em particular nossas felicitações e votos de êxito nessa nova jornada. Só falta um hangar padrão na capital..rs…se quiserem forneço a planta do nosso..rs.rs..abraçao dos bahianos.. Bons vôos.

  2. Parabens ao Sr. Comandante “Coronel Severo” que já desempenhou e sempre irá desempenhar uma excelente gestão a frente desta Unidade que é exemplo para a Aviação de Segurança Pública do Brasil.

    Grande abraço!

    Ten PMRN Romualdo
    Piloto de Helicóptero
    Sub-diretor CEIOPAER/RN

  3. GRUPAMENTO DE RADIOPATRULHA AÉREA “João Negrão”: prazer em pertencer!
    Voamos para Servir e jamais voamos tão alto. Já voamos “Céus de Brigadeiro” e já enfrentamos severas turbulências. Sucedem-se, no Comando da Unidade, jovens Oficiais, que construíram carreiras sólidas em torno dos Águias, ao som dos rotores, no cheiro do querosene. Foram forjados no calor intenso das missões, que cumpriram com o único intento de fazer o bem sem olhar a quem. Aprenderam a entender a Unidade, suas peculiaridades e atentos às demandas da população, às novas tecnologias e as necessidades do quartel, alinharam-no aos propósitos e às políticas públicas definidas pelo Comando da Corporação, conforme norte oferecido pelo Governo do Estado. Conduzem o Grupamento de Radiopatrulha Aérea por caminhos retos, fazendo-o uma Organização voltada para a população e para o futuro. Ao Cel PM Severo e ao Ten Cel PM Gambaroni, com a certeza de que o “cíclico” está em boas mãos, Oficiais e Praças do GRpAe, posicionam-se em ala, geram e oferecem a potência necessária e suficiente para a Unidade mantenha os padrões e conquiste novos horizontes. Bons voos.
    Maj PM Hervem

  4. Que a paz e iluminação divina continue pairando sobre esta nobre unidade aérea que é referência nacional. Parabéns e forte abraço Sr Cmte Severo!

    Cap Farley – CBMMG
    BOA/MG

  5. Amigos do GRPAe, parabéns pela realidade que vocês vivem, servindo de banchmarking para toda a aviação policial mundial.

    Ao amigo particular Cel Severo só tenho que demonstrar toda a minha admiração e respeito. Com seu jeito peculiar de bem tratar a todos e a competência estampada em suas ações, faz com que seus oficiais e praças sejam valorizados e produzam com qualidade. Só ganha a PMESP e a comunidade paulista.

    Grande abraço e bons voos.

    Em breve quero ouvi-los na fonia novamente.

    Carpes
    Maj PMSC CPME

  6. Parabéns ao Cel Severo pela assunção do comando desta renomada unidade, que tem seu trabalho conhecido internacionalmente, através dos bons serviços prestados a população do Estado de São Paulo. Felicidades e muitas horas de voo a todos que fazem o GRPAe

  7. Parabéns ao Cel Severo e aos amigos que fazem parte do GRPAe, nesse retorno ao comando de tão renomado grupamento.Que Deus o ilumine.
    Um abraço.
    Cmte Mauro Tadeu

  8. Parabéns Coronel,
    seu retorno é a certeza da continuidade de um trabalho competente, profissional e sempre sério…desejo ao senhor e sua excelente equipe de oficiais e praças, muito mais sucesso a frente de tao renomada e historica unidade aérea!
    Forte abraço do amigo,
    Rammon Dias – TC CBMERJ

  9. Parabéns ao CEL Severo pelo retorno ao GRPAE!

    Graças ao incondicional apoio em janeiro de 2011, o Estado do Rio de Janeiro recebeu 2 helicópteros Águia e um caminhão tanque de abastecimento para ajudar na crise ocorrida na região serrana fluminense.

    A época, quando eu estava a disposição da Forca Nacional de Seguranca Publica, pude interagir diretamente com o CEL Severo para viabilizarmos esse precioso apoio.

    Mais uma vez, muito obrigado, Comandante, e que o senhor tenha ainda muito sucesso na condução do maior grupamento aéreo do pais!!

    Forte abraco e bons voos.

    Cmte Rodrigo Duton – MAJ PMERJ
    Grupamento Aereo e Marítimo (GAM)

  10. Ao amigo CEL Severo,

    Esse “segundo tempo” marca mais uma etapa na história de todos nós, muitos anônimos e alguns pouco conhecidos, que compõem a Aviação de Segurança Pública. O GRPAe é um patrimônio que muito nos orgulha e enobrece. 2012, agora, começa com essa elevação de importância e autoestima para todos, faz-me lembrar outros anos importantes, como o foram 1913 e 1984. Salve a aviação da “Força Pública” e o reconhecimento da importância dessa relevante atividade.

    Fraternal abraço,

    Hérlon Lima – Cap PM
    Grupamento Aéreo da Bahia

  11. Parabéns Cmte Severo, e a Polícia Militar, pelo avanço tecnológico a serviço do homem, gerando benefícios a sociedade, sob um Comando sério e ímpar, na condução da Segurança Pública.

    Aos Sr Coronel Severo e demais Oficiais e Praças, suceso nas missões que estão por vir. Parabéns..

    Jair Rafaell
    Polcial Militar Ref
    Ex Águia SP
    Atual Jornalista, Rádio Jovem Pan e Agência Pau Brasil (Jornalismo Investigativo e Analise)

  12. Caro Amigo,

    Não tenho dúvida do enorme passo que a PMESP está desenvolvendo. Hoje, o GRPAE é sinônimo de competência, presteza e compromisso com a população do nosso Estado. O time está completo…Você, o Gamba, Falconi, Beni…e os mais de “130” que compõem está família faz com que nos sintamos mais seguros.
    Parabéns por voltar ao seu ninho.
    Forte Abraço….Bons ventos…

    Tebi e Nádia

  13. “O BOM FILHO À CASA RETORNA”!!

    SEJA BEM VINDO NOVAMENTE, MEUS PARABÉNS, SAÚDE, SUCESSO E FELICIDADES NESSA NOVA EMPREITADA!

    ABRAÇOS!
    3SGT ANDRÉ VIEIRA
    BRPAe PGd

  14. Parabens Cel Severo pelo Retorno ao Cmdo do GRAPAe, com certeza vai dar continuidade ao exelente trabalho que essa unidade aerea presta ao Estado de SP, com muita exelencia.
    O CIOPAEr de MT està a dispocisao.

    Henrique Santos – Maj PMMT

  15. Parabéns ao Cel Severo e aos demais companheiros GRPAe.
    Que continuem sendo uma referência na aviação de segurança pública, sempre incansáveis no dever de bem servir.

    Marcus Oliveira – Cap PMPE

  16. Prezado Cel Severo,

    Gostaria de cumprimentá-lo pelo retorno ao comando do GRPAe em São Paulo. Foi uma grande satisfação ter acompanhado sua última passagem pelo GRPAe e com toda certeza teremos a mesma satisfação nesta nova jornada.

    Continue contando sempre com o nosso apoio para a manutenção da operação da PMESP.

    Um grande Abraço,
    Ari – Field Rep (TMB)

Escreva um comentário

vinte − dezenove =

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.
Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Comentários

comentários